Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 26.01.2024

Glorioso São Gonçalo O comandante da 46ª CIPM (Companhia Independene da Polícia Militar) cuja sede é Livramento, major Wagner Rocha, fez questão de  informar como será o policiamento, dias 27 e 28 próximos, na Canabrava e aqui na cidade, em razão da festa do Santo Gonçalo. Ele falou dos flagrantes do dia 22, de motoqueiros em manobras perigosas, ameaçando as pessoas e fazendo muito barulho, com escapamentos criminosamente adulterados. A zoada inviabilizou até o ato  religioso. Naquele dia 22, a PM já fazia a parte dela, disciplinando o tráfego!

Mas a pre-candidada Joanina Sampaio, talvez para mostrar que vice serve para alguma coisa, entrou no meio e pediu para deixar passar até as motos irregulares, com sua zoada infernal. A PM, parceira na organização da romaria, vai intensificar, com apoio do Ministério Público, as medidas preventivas, lá na Canabrava e aqui na cidade, fazendo cumprir as leis de trânsito. Quem for flagrado será penalizado! Assim, a autoridade e a ordem públicas serão restabelecidas, em respeito ao Santo, aos devotos e aos cidadãos de bem em geral.

Residências estudantis A Secretaria da Educação de Livramento abriu o perído de recadastramento de quem já mora ou quer morar nas residências estudantis (Salvador/Conquista). Será necessário preencher um formulário, juntar o histórico escolar; a prova de matricula 2024, e outras declarações referentes ao funcionamento das casas. E eu sugiro que os pretendentes também leiam a Lei Municipal nº 1008/2005, que criou os alojamentos, e a Lei Municipal nº 1.317/2015 (Estatuto das Casas). Ficarão sabendo da finalidade das casas e, principalmente, dos direitos e deveres dos residentes.

Sem data para decolar Ainda no 1º mandado (2017-2020), o prefeito Ricardo Ribeiro anunciou que faria um aeroporto em Livramento, que teve seu campo de pouso destruído na gestão de Paulo Azevedo. A prefeitura recebeu, de graça, uma área de 12.852m² para isso, doada pelo empresário João Batista Correia (Pagão), conforme publicado no Diário Oficial-8/6/2018. Até publicou  maquete do terminal! Seria um avanço na aviação comercial da Bahia, e de alta relevância para os municípios da região. Apesar disso, os pré-candidatos à eleição deste ano, prefeito e vereador, não tocam nesse assunto! Nem o prefeito!

Para refletir Jesus não teria escolhido homens preparados como apóstolos! E sim preparou os que escolheu para a missão! Havia até pescadores entre eles! Deixou todos prontos para divulgar e defender a sua mensagem. E quase todos deram a própria vida para isso. Não poderia haver falha nem dúvida. Ele preocupou-se em limpar todos das vaidades humanas, garantindo a certeza da evangelização. E sabia das perseguições que eles sofreriam, nessa missão. E não foi fácil prepará-los! Eles eram seres humanos, sujeitos às fraquezas mundanas. O Evangelho de Marcos, por exemplo, narra o episódio em que eles discutiam qual deles era o maior. Nem repararam o quanto isso era tolo e contrariava a humildade ensinada por Jesus.

O Messias viu a tolice e os advertiu, dizendo: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”. Esquceram até que, momentos antes, caminhando pela Galileia, o Mestre lhes preveniu do acontecimento grave que estava para vir, dizendo: “O Filho de Deus será entregue aos homens, e estes o matarão! Porém, passados três dias, Ele ressuscitará”.

Ainda assim, os apóstolos estavam preocupados em saber quem era o maior entre eles. Isso revela o quão é desafiador viver a proposta espiritual ensinada por Jesus. Mostra o muito que temos de aprender, o quanto de apegos, vaidades, mediocridades precisamos vencer e abandonar, para encontrar a paz de Deus. É importante não perdermos tempo, não jogar a vida fora, não se perder nas futilidades. E se preocupar em ser não o maior e sim o mais generoso, mais gentil, mais solidário! Pensem nisso!