Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 22.01.2024

Eleição municipal Já estamos no ano eleitoral, no Brasil. O 1º turno da eleição será em 6/10, para prefeito e vereadores. E 2º turno, para prefeito, só nos municípios com mais de 200 mil habitantes, se ninguém tiver pelo menos 50% mais 1 dos votos. As pesquisas eleitorais agora precisam de registro prévio no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De 7/03 a 5/04, será permitido trocar de partido sem perder mandato. Convenções partidárias para formar coligações e escolher candidatos serão de 20/7 a 5/8. Em 16/8, começa a campanha eleitoral!

Cenário entre nós Oficialmente, temos dois pré-candidatos a prefeito de Livramento: Joanina (Rede) e Dr. Valdirano (PT), que parecem ter problemas a enfrentar. Joanina sofre pressão para se livrar de Jânio, considerado de de alta rejeição até como vice, inclusive entre vereadores do próprio grupo. Waldirano guarda a vaga de vice para barganhas mais na frente. Mas seu problema é o PT, que nunca apoiou candidato próprio em Livramento. Se conseguir esse apoio, será ruim para Ricardo Ribeiro, do Rede, mas que apoia o PT. Ele comanda a sucessão, no grupo da situação. Há quem sonhe com Waldirano, Dr. Carlos e Dr. Paulo juntos. Seria mais dificuldade para a situação!

Projeto do Veneno No fim de 2023, o Senado aprovou o chamado PL do Veneno, que facilita a venda de agrotóxicos, os ditos defensivos agrícolas. O presidente da República, Luís Inácio da Silva, sancionou o PL (Projeto de Lei), mas com vetos, entre eles o que obrigava a Anvisa a agilizar a liberação dos produtos, sob pena de passar para o Ministério da Agricultura. Ponto positivo para o presidente, embora o veto possa cair, pela influência da bancada ruralista, no Senado! Será preciso muita pressão da sociedade contra esses senadores!

Situação alarmante O veneno contido nos ditos defensivos agrícolas não mata apenas as pragas. Mata polinizadores, como as abelhas, os animais silvestres e ainda  contamina tudo, água, alimentos, o ar, o solo e subsolo, agravado com o seu uso abusivo e continuo. Muitos dos agrotóxicos, por exemplo, de uso proibido e ou restrito na União Europeia, é usado livremente no Brasil. Justamente por isso é que somos o maior comprador, no mundo, nesse mercado tóxico, bilionário. E tudo é pela ganânia do dinheiro, não é para garantir a produção e o abastecimento!

Atlas dos Agrotóxicos A Fundação Heinrich Böll, organização política alemã, sem fins lucrativos, cujo endereço, no Brasil, é o RJ, já lançou  o Atlas dos Agrotóxicos-2023, mostrando os estragos desses venenos no mundo. A América do Sul é a campeã mundial no seu uso. No Brasil, 49% desses produtos são classificados como extremamente perigosos, entre eles o temido Glisofato. São registradas altas concentrações desses venenos em quase tudo que comemos e na água. Entre os mais contaminados estão: pimentão, goiaba, tomate, alface, uva, beterraba, laranja, abacaxi, manga, chuchu, batata doce, alho e arroz. O Atlas dos Agrotóxicos-2023 pode ser lido no Google! Vale lembrar que Livramento é um dos lugares do Brasil de grande abuso no uso de agrotóxicos. Já foram detectados 14 tipos deles na água que a população bebe!

Para refletir Tenho aprendido que devemos ficar sempre atentos tanto à vida material quanto espiritual, atendendo às necessidades de alimentação, hidratadação, descanso, oração, meditação, interação com as outras pessoas. É fundamental para a saúde física e mental! É uma lei básica da natureza, que nos protege e garante a qualidade e a continuidade da nossa vida. As outras espécies animais tem necessidades parecidas, provando que todas as criaturas de Deus são merecedoras do mesmo direito à vida. Nós e eles estamos no mesmo Planeta Terra, para viver e evoluir, na forma estebelecida no Plano Divino. Chegará o dia em que, com a evolução, teremos o pleno conhecimento disso. Basta seguir os próprios impulsos da natureza e da inteligência implantada em nós.

Isso pode ser estudado e aprendido, de forma clara, nos ensinamentos de Cristo, relatados nos evangelhos. O Messias mostrou não ser necessário se ter preocupações exageradas com “o que haveis de comer ou vestir”. Deus, na sua inteligência suprema, nos proverá do necessário, como faz com as aves do céu e os lírios do campo. Por óbvio, não é um estímulo à preguiça e ociosidade! Temos de fazer nossa parte, trabalhando sem se angustiar com o amanhã, sem temer as adversidades, dedicados, com determinação, zelo e amor, em todas as fases da vida! Assim, além do conforto material, nosso espírito será elevado até a Graça de Deus! Pensem nisso!