Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 30.08.2023

Véspera de eleição Nas conversas sobre eleição, em Livramento, nada ou pouco é dito sobre o que a comunidade necessita, e que os eleitos terão o dever de buscar soluções, e precisam ter preparo. Mas o eleitor em geral não se mostra preocupado com isso. Uns votam por benefícios pessoais! Outros, agem como torcedores de time de futebol, e o ganhador arrelia o adversário, com o tal pegou no rabo da raposa, animal selvagem de cheiro pouco agradável. Depois da eleição, enrolam as bandeiras e retomam à vidinha de sempre, sem fiscalizar os eleitos. Retomam as queixas contra atendimento médico, falta d’água, fedor do esgoto, iluminação pública, trânsito etc. Mas não me cansarei de lembrar que Livramento não tem mais tratamento de esgoto, a estação de água está obsoleta, sem capacidade de atender a toda a população. Foi feita para atender menos de 15 mil habitantes, e hoje passa de 30 mil, com Iguatemi. Teve alguns ajustes, mas longe de corresponder ao aumento de usuários. Falta manutenção da tubulação, gerando desperdício, como admitiu o próprio gerente da Embasa. Segundo ele, a perda é o dobro da quantidade usada pela população. Cita que existem desvios (gatos), que é crime, e quebra da tubulação, certamente por ser antiga. E nada é feito para evitar esse desperdício absurdo de água. 

Títulos de cidadania Sou contra banalizar o título de cidadania, a maior honraria do Legislativo a um cidadão que adota nossa terra. Mas há duas propostas de concessão desse título, na Câmara de Livramento, que merecem registro, uma a Guilherme Moreira (autoria de Ronilton Carneiro Alves) e outra a Adriano Santos (autoria de Josemar Miranda). Sou testemunha de que trocaram tudo por Livramento. Guilherme é engenheiro de formação, fomos colegas no Baneb, há muitos anos, hoje é servidor do TRE. Aprovado no concurso público, podia escolher qualquer cidade da BA, mas preferiu Livramento, onde está há mais de 20 anos. É conhecido pela gentileza, educação e competência, na chefe do cartório da 101ª Zona Eleitoral. Adriano nasceu no ABC paulista, onde sua mãe foi morar, como nordestina buscando melhores condições de vida. Quis o destino que ele fizesse o inverso, nasceu lá, onde podia ter se estabelecido, até com mais oportunidades, mas veio ainda criança para a terra natal da mãe, com vários irmãos, tornando-se ativo partícipe da vida de nossa comunidade. Atua na segurança privada, e é autor de um projeto para criação da Guarda Municipal, que espera acolhida pelo poder público.

Para refletir Mark Twain foi um escritor e humorista dos EUA, falecido aos 75 anos, em 1910. É considerado um dos mais lúcidos pensadores dos tempos modernos. Adaptamos, para a reflexão de hoje, os seguintes pensamentos dele: 

. Seja cuidadoso ao ler livros de saúde, pois você pode morrer por um eventual erro de impressão.

. Sempre que você se encontrar do lado da maioria, é hora de fazer uma pausa e refletir.

. A raiva de alguém é como um ácido que pode fazer mais mal ao vaso que o guarda do que onde ele for derramado.

. A bondade é uma linguagem que o surdo pode ouvir e o cego pode ver.

. O barulho não prova nada, tanto que a galinha põe um único ovo e sai cacarejando, dando a impressão de que botou um asteroide.

. As rugas servem para indicar onde os sorrisos estiveram.

. A pessoa que não lê iguala-se àquela que não sabe ler.

. Banqueiro é o sujeito que empresta o guarda-chuva quando o sol está brilhando, mas quer de volta assim que começa a chover.

. Coma um sapo vivo, em sentido figurado, logo pela manhã, e nada de pior poderá existir para você, no resto do dia.

. Nunca discuta com um tolo, quem estiver assistindo pode não perceber a diferença.

. Quando começarem a lhe elogiar sobre como você parece jovem, é um sinal de que você está ficando velho.

. Nunca discuta com pessoas estúpidas e ignorantes, elas te arrastarão até o nível delas e te vencerão por experiência.

. Melhor merecer honras e não as ter do que as ter sem merecê-las. 

. A vida é curta, enfrente as regras, perdoe rapidamente, beije devagar, ame de verdade, ria à vontade e nunca se arrependa de nada que te fez sorrir.

. Em caso de dúvidas, sempre diga a verdade.

. Não reclame do seu envelhecimento, lembre-se que é um privilégio que foi e é negado a muitos. Pensem nisso!