Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 28.08.2023

Volta o bom senso Duas instituições municipais são vitais para a comunidade: Prefeitura e Câmara, ou seja, Poder Executivo e Poder Legislativo, respectivamente. Ao lado da iniciativa privada, formam a estrutura básica da organização social responsável pelo bem-estar e futuro das pessoas, no município. Tudo sob o olhar atento do MP e da Justiça. Por isso, tem de funcionar de modo correto, dentro da Lei, que costumam ser perfeitas nesse sentido! Basta segui-las e melhorá-las, quando necessário! É em defesa desse supremo interesse público que fazemos nosso trabalho de comunicação, com críticas e apontando os fatos positivos. Na 6ª feira (25), por exemplo, os vereadores demonstraram maturidade e voltaram ao bom senso, respeitando os mandatos, sem bate-boca. Mesmo sem nada de extraordinário, foi uma sessão muito positiva, que passou seriedade. Poderia ser sempre assim! Confira no Youtube ou no resumão da 88 FM.

Melhor o aeroporto Na mesma sessão, o vereador Josemar Miranda fez lembretes oportunos, como a necessidade de Livramento ter uma base do SAMU (atendimento médico de urgência). Usamos a base de Brumado, que depende de Vitória da Conquista, o que significa mais demora, que pode ser fatal em urgências e emergências! E citou outros serviços, como o SAC, já prometido pelo governador Jerônimo, ao visitar Livramento, dia 14/8. O governador também prometeu um aeródromo! Quero ver se nossos valentes políticos (prefeito, vereadores, deputados) não vão exigir o aeroporto, já definido pelo prefeito, ao invés de simples aeródromo. Livramento polariza importante região, como polo agrícola e grande potencial nas áreas comercial e mineral. Um aeroporto permitirá a expansão do transporte aéreo para o alto sertão, inclusive com escala para outros estados do Norte e Nordeste.

Duas homenagens Devem ser votados, próxima 6ª feira, na Câmara, projetos de leis do prefeito Ricardo Ribeiro dando os nomes de Gil Ferreira Pessoa à UBS (Unidade Básica de Saúde) da Estocada, e Avenida Maria Eduarda Novais Vazado à via em volta da Lagoa da Estocada. Pelo princípio da proporcionalidade, penso que deveria ser o inverso! Gil Ferreira Pessoa (1913-1972) foi doador do terreno para uma escola naquele bairro, que veio a ter o seu nome. Mas foi extinta pelo atual alcaide, que levou tudo para a unidade construída no bairro Barriguda, com o nome do seu avô. Agora, parece que ele tenta se redimir dessa afronta à memória de um benfeitor da cidade. Maria Eduarda, cuja morte prematura e repentina (2022), aos 14 anos, comoveu a comunidade, é filha da vice-prefeita Joanina Sampaio, sendo lembrada como bom exemplo de jovem e de ser humano! 

Para refletir Quem observa o quotidiano de um lugar, vê como tudo parece se repetir. Mas descobre que é apenas aparente. Na verdade, há uma mudança contínua e nada é como era 1 segundo atrás. O que vemos hoje não é exatamente do jeito de ontem. Até pode parecer igual, por exemplo, o gesto de abrir a porta ou o portão e sair para o trabalho, ou a forma de abrir a porta da loja, o jeito de cumprimentar o 1º cliente. Mas, lá bem no fundo, há diferenças, quase imperceptíveis. Por exemplo, o cabelo cresceu e não vimos, a pele envelheceu um pouquinho e não notamos, o cliente chega mais triste ou mais alegre, e não atentamos para nada disso! Claro que há os grandes acontecimentos, mas não espere por ocorrências espetaculares em sua vida. Ela é feita de pedacinhos! A essência do existir é um conjunto de pequenas ações e movimentos, cuja dimensão só se vê com o tempo! 

Às vezes, tentamos nos compensar e nos encantar em festas de casamento, batizado, comemorações, dia de Natal, carnaval, São João, cavalgadas! Mas por que isso nesta reflexão? Para ajudar quem não quer se perder naquilo que parece monótono, chato, entediante, mas não é! Em cada pequeno gesto e pequena coisa do quotidiano, podemos sentir um sinal de Deus. Reflita sobre isso! Junte tudo, e ficará encantado! A vida, na ótica espiritual, é como uma construção, onde o pedreiro coloca pedra por pedra, no alicerce, adobe por adobe, nas paredes. O acabamento, então, é um teste de paciência. Mas, logo a casa fica pronta para receber o morador. Então, medite conosco! Faça da sua vida uma obra de Deus! Um dia, ele abrirá o palácio que você mesmo terá ajudado a construir, e dirá a você: ENTRE! Pensem nisso!