13º de aposentados do INSS é antecipado


13º de aposentados do INSS é antecipado

Por: Redação da Rádio 88 FM

O governo federal anunciou que vai antecipar o pagamento do abono anual, informalmente conhecido como décimo terceiro, para beneficiários do INSS para os meses de maio e junho. O decreto prevendo o pagamento do benefício foi assinado ontem (04) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Têm direito ao abono os segurados do INSS que durante este ano tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Segundo o governo federal, o valor será pago em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do INSS. O benefício normalmente é pago apenas no segundo semestre do ano. Ao todo, serão pagos R$ 62,6 bilhões. No governo Bolsonaro, o pagamento do 13º aos beneficiários do INSS também foi antecipado para estimular a economia. Em 2020, as parcelas foram pagas entre abril e junho. Já em 2021, o pagamento aconteceu em maio e julho. Em ambos os anos, a justificativa foi a pandemia de Covid-19. Já em 2022, ano de eleições gerais, o pagamento se deu em maio e junho. O INSS começa a pagar o benefício no dia 25 de maio. A segunda parcela será paga no mês seguinte, em junho. São dois calendários, para quem recebe 1 salário mínimo e outro para quem recebe mais. Confira o calendário:

Calendário de pagamentos do 13º para aposentados e pensionistas com até um salário mínimo:

Final do NIS 1: primeira parcela 25 de maio e segunda 26 de junho. Final do NIS 2: primeira parcela 26 de maio e segunda 27 de junho. Final do NIS 3: primeira parcela 29 de maio e segunda 28 de junho. Final do NIS 4: primeira parcela 30 de maio e segunda 29 de junho. Final do NIS 5: primeira parcela 31 de maio e segunda 30 de junho. Final do NIS 6: primeira parcela 1 de junho e segunda 3 de julho. Final do NIS 7: primeira parcela 2 de junho e segunda 4 de julho. Final do NIS 8: primeira parcela 5 de junho e segunda 4 de julho. Final do NIS 9: primeira parcela 6 de junho e segunda 6 de julho. Final do NIS 0: primeira parcela 7 de junho e segunda 7 de julho.

Para quem recebe acima até um salário mínimo, a liberação acontece a partir de 1º de junho, seguindo calendário do número final do benefício

Calendário de pagamentos do 13º para beneficiários do INSS acima de um salário mínimo:

Final do NIS 1 e 6: primeira parcela 01 de junho e segunda 3 de julho. Final do NIS 2 e 7: primeira parcela 2 de junho e segunda 4 de julho. Final do NIS 3 e 8: primeira parcela 5 de junho e segunda 5 de julho. Final do NIS 4 e 9: primeira parcela 6 de junho e segunda 6 de julho. Final do NIS 5 e 0: primeira parcela 7 de junho e segunda 7 de julho.