Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação da Rádio 88 FM

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 10.04.2023

Falas do papa Duas declarações recentes do Papa Francisco chocaram boa parte dos católicos. Em uma, ele afirma ser comunista, noutra diz que o presidente do Brasil, Luís Inácio da Silva, foi condenado sem prova, pela Justiça, e que Dilma Rousseff é "uma mulher de mãos limpas". Para os críticos, o pontífice agiu para além da função pastoral, palpitando sobre assuntos internos de outro país. Demonstrou profunda ignorância sobre a realidade brasileira, pois a condenação do agora presidente seguiu o devido processo legal. Sobre a ex-presidenta, os brasileiros a conhecem mais que o papa. A declaração de papa comunista ocorreu em novembro de 2022, numa entrevista à revista América Media, dos jesuítas dos EUA (Estados Unidos da América). Teve repercussão ao ser lembrada em entrevista na rede de TV argentina C5N, último dia 30 de março, replicada pelo jornal brasileiro Estado de Minas. 

Nas repercussões, no Brasil, em minha opinião, o contexto não foi bem retratado. Foi uma entrevista longa, com vários assuntos, não apenas sobre a referência ao comunismo. Foi uma resposta do papa sobre suas críticas ao capitalismo dos EUA, quando, sobre ser comunista, ele justificou citando o Evangelho de Mateus. Mateus 25 descreve a fala de Jesus que diz: Eu estava com fome, vocês me deram de comer; com sede, me deram de beber; era estrangeiro, e me acolherem; sem roupa, e me vestiram; doente, e cuidaram de mim; estava na prisão, e foram me visitar. Ao citar isso, Francisco indaga: Jesus é um comunista, então? Disse que, vendo o Evangelho só pelo lado sociológico, “sim, sou comunista, e Jesus também”. Penso que quem lê atentamente os evangelhos, não concorda com o papa. Jesus nunca deixou que sua missão fosse contaminada por visões mundanas, políticas ou ideológicas. 

Poucos pagam piso A maioria dos municípios baianos despreza a Lei do Piso Salarial, na educação básica. E, quando um paga, vira notícia e causa inveja! Pela Lei 11.738/2008, o mínimo a ser pago (2023) por estados e municípios é R$4.420,00 para jornada de 40 hora, e proporcionalmente se de 20 horas. Em nossa região, parece que só Rio Contas, Caetité e Brumado cumprem a lei! Em Livramento, de 400 professores, apenas 64 estão na faixa. Para os demais, a Prefeitura propôs reajuste de 5,79%.

Massacre salarial Nos últimos anos, o governo da Bahia achatou o salário dos servidores. Na Educação, não cumpre a Lei do Piso. A situação mais triste é a dos aposentados, muitos recebendo menos que o salário mínimo. A lei garante a eles o mínimo de R$4.420,00, mas o Estado não paga. Para alguns, o salário mal dá para se alimentar e para remédios. Muitas vezes, a saída ilusória é o empréstimo consignado, que tira deles 30% em folha. O achatamento prejudica, ainda o Funprev (fundo de previdência) e o Planserve (plano de saúde), piorando o atendimento aos servidores inativos.  

Para refletir Nossa reflexão de hoje é sobre o profundo e real significado, em nós, da vida e morte do Cristo. Sem isso, tudo seria em vão para os humanos, não haveria evolução de nossos espíritos. Portanto, vamos seguir a “Via-Sacra”, que acabamos de reaprender na “Semana Santa”. Vamos colocar Jesus nas estações de nossas vidas, no pleno sentido da caminhada do Mestre. A “via-crúcis” é a Paixão e Morte do Messias! Sigamos o exemplo da sua missão, na ordem de Deus. Seus momentos dolorosos, ora rememorados, são fortes, tristes, assustadores! Temos de saber como eles se encaixam em nós. Se Deus não poupou o próprio filho, como será conosco? Não nos iludamos na crença de que a dor de Jesus já nos salvou. 

Falta fazermos nossa parte, ao invés de nos esbaldarmos no gozo mundano! Não se trata, necessariamente, de martírio e dor, mas de cuidado para com o nosso espírito! Se Cristo padeceu tanto, nós, mortais comuns, temos muito mais a fazer! É essa a lição dos acontecimentos lembrados na “Semana Santa”. Cada um tem de entrar no caminho de volta ao mundo real, na espiritualidade. Precisamos rever, atentamente, as leituras do período quaresmal. E estudar a fundo a missão de Cristo! A dolorosa “via-sacra” percorrida pelo Messias mostra que a vida não é para ser gozada, e sim vivida e sofrida, com todos os seus benfazejos espinhos, na alegria de saber que é o caminho para Deus! Se parecer duro e difícil, diga: “Deus, me ajude!”. Vencerá quem não se deixar abater e, ao final, puder dizer: “Pai, obrigado por ter me glorificado”. Pensem nisso!