Deputado Nelson Leal foi reeleito sem precisar dos votos de Livramento


Deputado Nelson Leal foi reeleito sem precisar dos votos de Livramento

Por: Redação do Jornal da 88 / Foto: Página do Deputado no facebook

O resultado do 1º turno das eleições ainda movimenta Livramento de Nossa Senhora (BA), envolvendo a votação e o perfil dos eleitos. O município tem 46 mil habitantes, estimados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e mais de 35 mil eleitores, destes mais de sete mil não votaram, além de 2.324 votos brancos/nulos (governador) e 1.215 (presidente).

As eleições parecem campeonato de futebol, com direito a apostas, fogos, passeatas e carreatas. Na disputa natural entre grupos e partidos, Livramento tem um ingrediente raro a mais para apimentar o debate, que é um filho da terra como deputado estadual, Nelson Souza Leal (PP), reeleito pela 7ª vez consecutiva, passando por vários partidos. Iniciou no  PTB em 1997, indo para o PPB em 2001, PP em 2003, PSL em 2005 e 2018 retornou para o PP, onde segue até o momento.

Ele surgiu como esperança efetiva de representação do município na cúpula estadual, para incrementar o atendimento das demandas e impulsionar o desenvolvimento do município. Começou aos 29 anos, conduzido pelo pai, Dr. Emerson Leal, quatro vezes prefeito de Livramento e ocupante de vários cargos na administração estadual. Foi presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), hoje União dos Municípios da Bahia. Isso o ajudou a consolidar uma base eleitoral que até hoje elege Nelson Leal, que soube administrar bem esse legado, no exercício dos mandatos.

Muitos livramentenses têm orgulho de votar nele, considerado filho da terra, embora nascido em Salvador. Sempre liderou a votação para deputado estadual em Livramento, chegando a ter seis mil votos, quando havia menos eleitores. Mas foi perdendo votos, com a invasão de outros candidatos e das queixas de que não fez o que esperavam dele para a terra natal. Em 2018, recebeu 3.638 votos (16,59%) e este ano caiu ainda mais, para apenas 2.357 votos (9,18%). Perdeu para Marcos Aguiar Viana (Marquinho Viana), do PV, natural de Barra da Estiva, que teve 10.370 votos (40,40%), sendo reeleito com 66.940 votos e vem liderando as votações para deputado estadual em Livramento, sendo o município que mais votou nele.

Nelson Leal e seu pai nunca se descuidaram das campanhas eleitorais locais, mas, na prática, continuaria sendo eleito mesmo se não tivesse votos de Livramento, que não é base decisiva para ele, tanto que foi reeleito com 81.683, sendo apenas 2.357 de seus conterrâneos. Essa seria a causa de alguns livramentenses acharem que ele nunca fez nada relevante para o município.

Nelson Souza Leal, 52 anos, casado, pai de três filhas, engenheiro civil, produtor rural. Como deputado, foi presidente da Assembleia Legislativa (2019-2021), após ter ocupado várias lideranças e a presidência de diversas comissões parlamentares.