Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Fala na Rádio 88 FM – 29.08.2022

Eleições 2022 Continua repercutindo, entre a população e nas mídias, a sabatina de candidatos à presidência, no JN. Predominam, claro, as dos que polarizam a campanha, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio! São duras as críticas contra os entrevistadores, alegando terem sido arrogantes e grosseiros com o presidente e afáveis com o ex-presidente. Foi bem evidente isso, praticamente sinalizando qual é o preferido daquela TV! Adiantando-se ao próprio entrevistado, antes de perguntar sobre corrupção, um dos entrevistadores disse a Luiz Inácio: O senhor nada deve à Justiça. Referiu-se à controvertida decisão do STF, ao transferir o foro de Curitiba para Brasília, para anular decisões todas judiciais sobre o caso. O debate, ontem, na Band, foi bastante equilibrado! (falaremos mais depois)

Contra a Embasa Na sessão da Câmara de Livramento, dia 26, o vereador Uilton Nunes Dourado, que atende também pelo nickname Huga, leu reclamação feita por ele contra a Embasa, no Ministério Público (MP), alegando má prestação de serviços, com generalizada falta de água potável para a população. Mas o vereador se esqueceu de constar, no documento, que o contrato com a concessionária é bilateral. Ou seja, tem como contratante o Município, e o responsável por vigiar o cumprimento do contrato, antes do MP, é o prefeito municipal, que se finge de morto! Huga não sabe disso, ou não quer saber! 

De igual maneira, o vereador evitou tocar no verdadeiro motivo da constante falta de água, na cidade! Vamos repetir: o sistema de captação, tratamento e distribuição está obsoleto! Em linguagem popular, não presta mais! É de quando a cidade tinha 12 mil habitantes. Agora, tem mais do dobro! Isso o MP não pode resolver. Como de praxe, o órgão vai solicitar informações à Embasa, que prontamente atenderá! Mas a falta d'água vai continuar, até que nossos gestores e nossos vereadores se mobilizem pela solução correta e definitiva, que é a construção de novo sistema, ou a ampliação do atual.

Perigo ambiental Outra denúncia, na mesma sessão, foi  do vereador Josemar Miranda, dizendo que o belo Morro da Horta, em Livramento, está sendo depredado por uma mineradora, cujo nome ele não citou, que faz extração de rochas, no local. Nosso município é rico em pedras como o quartzito, usado na construção civil, em pisos, revestimentos e bancadas! São exportados a preço de mármore, sem qualquer benefício tributário para Livramento! Isso é antigo, com a conivência da Gestão Municipal. Josemar demonstrou preocupação com o impacto ambiental dessas ações de mineradoras. Mas  preocupação só não basta, é preciso acionar os órgãos ambientais e reguladores, principalmente o DNPM (Departamento Nacional de Pesquisas Minerais).

Por último Ganhei o livrinho Parábolas Enternas, da Soler Editora, com belas historinhas sobre o comportamento humano! Resolvi adaptar algumas para nossas reflexões! A de hoje fala sobre uma bondosa mulher, dedicada à casa e aos filhos, cujo marido era considerado um homem arrogante e prepotente! Ela guardava uma pequana caixa e pediu ao esposo que nunca a abrisse. Ele jurou não fazê-lo, mas sempre ardeu de curiosidade sobre o que a esposa não queria que ele visse! Um dia, sem mais aguentar a curiosidade, aproveitou-se da ausência da mulher, e resolveu bisbilhotar. 

Ficou surpreso ao encontrar só três ovos e o equivalente a R$3 mil. Não entendeu o significado daquilo, e guardou a caixa. Depois, teve de confessar que quebrara a promessa, abrindo a caixa, e  pergunta à esposa: Meu bem, que significam esses três ovos. Ela disse: Para cada erro seu, eu coloco um ovo na caixa. Ele quase explode de contente, dizendo: Meu amor, isso quer dizer que em cinco anos de casados só cometi três erros. Sentiu-se à beira da perfeição! E quis saber sobre os R$ 3 mil. A mulher diz: É que, toda vez que completava 1 dúzia, em vendia os ovos e deixava o dinheiro no lugar! Sem dúvida, uma bela lição de convivência! Pensem nisso!