Fala do Jornalista Raimundo Marinho


Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Por: Redação do Jornal da 88

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 17.08.2022

Eleições 2022 Iniciou, ontem, 16, a campanha eleitoral!  Dia 26, começa a propaganda no rádio e TV. Estão em disputa os cargos de presidente da República, governador e vagas nas assembleias, Câmara Federal e Senado, ou seja, deputado estadual/federal e senador. É hora do eleitor analisar os candidatos, com cuidado, para não se arrepender! Será bom  escolher pessoas confiáveis e que melhor demonstrar preparo!

Para presidente As atenções revelam-se mais voltadas para a disputa presidencial. São 11 candidatos, mas somente dois, pelo que é mostrado, têm chances reais de vitória. Um, é o presidente Jair Bolsonaro, outro, o ex-presidente Luís Inácio da Silva. Cada qual deu partida na campanha em lugar tido como emblemático. Bolsonaro foi para a cidade de Juiz de Fora-MG, onde recebeu uma facada, em 2018. Luis Inácio foi para São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde presidiu, por muitos anos, o Sindicato dos Metalúrgicos. 

Viés da campanha Chama a atenção entre os presidenciáveis citados, a popularidade de Bolsonaro, que atrai multidões por onde anda, e a liderança de Luis Inácio, nas pesquisas, mas que não vai às ruas. Os demais candidatos (Ciro Gomes, José Eymael,  Felipe D'Avila, Leo Péricles, Pablo Marçal, Roberto Jefferson, Simone Tebet, Sofia Manzano, Soraya Thronicke, Vera Lúcia)  estão abaixo dos 10% nas tais pesquisas e alguns são ilustres desconhecidos. Assustador, é o vocabulário usado por candidatos/eleitores, dos 2 lados. São palavras como: mentiroso, genocida, ladrão, corrupto, ódio, criminoso, 9 dedos, entre outros. Que Deus nos acuda! 

Em Livramento Aqui, na terra que os mongonhós e imborés nos deixaram, os políticos, de vereador a prefeito, cumprem a triste sina de capachos de políticos da Capital, numa troca de preciosos votos por migalhas! Mas os cabos eleitorais de luxo, certamente,  locupletam-se disso! Quanto aos apoios, prefeito e vereadores dividiram-se: prefeito com Jerônimo Rodrigues, candidato de Rui Costa, e cada vereador por si. O ex-prefeito Paulo Azevedo abraçou o velho amigo, ACM Neto, para governador, com direito a foto nas redes sociais. Nada vi divulgado, ainda, sobre o ex-prefeito Emerson Leal e seu grupo, que inclui o deputado Nelson Leal e o ex-prefeito Carlos Batista. Só sabemos que Nelson deixou Rui Costa, para seguir o vice João Leão, que migrou para o lado de ACM Neto.

Para refletir Os evangelistas foram reais jornalistas! E suas matérias, vamos chamar assim, são luzes no pensamento humano! Bom exemplo são os relatos de Lucas (4, 1-13) e Mateus (4, 1-11), sobre a tentação a Jesus Cristo, no deserto, onde o Rabi ficou 40 dias sem comer. É um tema que exige muita reflexão! A primeira indagação a se fazer é sobre qual teria sido o objetivo dos evangelistas com esse relato tão contundente. É narrado que Jesus estava cheio do Espírito Santo e fora tentado pelo diabo, que o instigou, sedutoramente, para a soberba. Isso seria um teste para o Filho de Deus. Afirmam Lucas e Mateus que o tal diabo dissera ao Messias: Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão, para tu comeres. Jesus responde, com sabedoria: Nem só de pão vive o homem. Satanás oferece-lhe poder em troca de adoração. 

Por fim, insulta o Mestre, sugerindo-o que provasse ser poderoso, jogando-se da montanha e ordenando que anjos o protegessem. A tudo Jesus repeliu e o tentador se afastou. Os  que os relatos significam, de fato? Que o diabo existe e disputa com Deus? Para mim, não! Ele é apenas representação das fraquezas humanas. Já nos foi ensinado a vencer tentações,  que nos assediam, em momentos de fraqueza. Elas estão em nosso dia a dia, como diabos a nos incitar, por exemplo, para a busca dos gozos mundanos! Deus é absoluto, sem qualquer possibilidade de haver uma entidade chamada “diabo” a nos ameaçar. “Satanás”, portanto, não passa de pensamentos que perturbam os que se afastam do Criador e perdem a noção da vida e da experiência espiritual! Pensem nisso!