Rádio 88 FM

Lapa: Sem sinalização, local do rio São Francisco onde draga retira areia oferece riscos a banhistas

  • Por Notícias da Lapa

  • 17.Out.2017 // 00h00

  • Geral

Lapa: Sem sinalização, local do rio São Francisco onde draga retira areia oferece riscos a banhistas

No último fim de semana, o mesmo local onde uma draga retira areia do Rio São Francisco, na Praia da Coroa, em Bom Jesus da Lapa protagonizou uma tragédia. Morreram vítimas de afogamento Paulo Vicente Ferreira, de 34 anos, e o filho Melquizedeque Alves Ferreira, de 12 anos. O pai ainda tentou salvar o filho, mas os dois morreram afogados.

O local onde os dois morreram fica na parte de cima da Praia da Coroa, fora da área onde fica o quiosque, região mais profunda, em função de uma draga que retira areia do rio.

Depois do acidente deste domingo, vários questionamentos começaram a surgir por parte dos pescadores e das pessoas que presenciaram o acidente e acompanharam as buscas . “Essa região chega a mais de 3 metros de profundidade, se você entrar aqui você afunda, esse lugar é fundo assim porque a draga puxa areia, e vai ficando o buraco. Aqui deveria ser isolado ou ter placas, avisando que não é um local apropriado para banho”, disse o senhor Antônio dos Santos.

Um dos pescadores afirmou que muita gente gosta de ficar um pouco mais fora da área principal de banho e vai para o local, que já teve vários casos de riscos de acidentes. “Aqui já teve outros casos, a pessoa entra um pouquinho e rapidamente desce, quem sabe nadar pode ser fácil, mais para quem não sabe afunda, aqui precisa de sinalização, sem contar o perigo que é esse negócio puxando areia, tudo que pega tritura”, alertou.

O site Notícias da Lapa acompanhou durante todo o dia a busca pelos corpos, e ouviu várias reclamações das pessoas que frequentam a praia, e durante esse período conseguimos pegar um flagrante no local de um adolescente que quase se afogou, porém foi salvo pelo pessoal que estava fazendo as buscas das duas vítimas.

O local fica um pouco afastado, no entanto é um local livre, que também é usado pelos muitos banhistas e turistas que vão ao local. Há várias boias marcando a parte mais profunda, no entanto, existem outros pontos profundos sem sinalização, buracos,  que também aumentam o risco se uma pessoa que não sabe nadar cair dentro e afogar-se.

Diante da constatação, cabe ao Poder Público implantar mecanismos de sinalização, alertando para os riscos, para que tragédias como a desse domingo não se repitam.