Rádio 88 FM

Bahia: Cicom da SSP já recebeu mais de 65 mil trotes em 2017

  • Por Redação Rádio 88 Fm

  • 14.Out.2017 // 00h00

  • Geral

Bahia: Cicom da SSP já recebeu mais de 65 mil trotes em 2017

Neste ano de 2017, até o mês de setembro o Centro Integrado de Comunicações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, já recebeu 65.477 trotes. A unidade recebe chamadas nas centrais de atendimento da Polícia Militar (190), Civil (197) e do Corpo de Bombeiros (193) e tem prejuízos com as falsas ocorrências que atrapalham o auxílio às pessoas que realmente necessitam desse serviço.

Segundo o diretor de operações da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da SSP, coronel PM Moisés Brito de Oliveira, a maioria das pessoas que passam os trotes são crianças no período do dia, ficando mais frequentes no período das férias escolares.

“Os prejuízos são agravantes, além do gasto com combustível para deslocar viaturas em vão, corre-se o risco de tirar guarnições de patrulhamento da disposição de pessoas com denúncias verídicas”, declarou com preocupação o coronel Moisés.

A brincadeira de mau gosto é ilegal e o coronel sinaliza para a responsabilização. “Como qualquer outro crime, a pessoa que vier a ser identificada praticando, responde penalmente pela sua ação”, explicou o coronel que chamou ainda atenção dos pais e responsáveis, sobre a importância da conscientização e responsabilidade sobre as ações das crianças.

Um grupo de instrução da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) tem se dedicado a visitar escolas com intuito de conscientizar crianças e adolescentes para as consequências de comportamentos que colocam em risco a vida do outro.

Aos pais: orientem seus filhos a não passar trotes! A educação começa em casa, principalmente com exemplos. Pais de menores que comunicarem falsa ocorrência também podem responder criminalmente.

Art. 340 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40: Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

É uma questão de educação e conscientização. NÃO PASSE TROTES!