Rádio 88 FM

Com alta nos preços dos alimentos, consumidores precisam fazer compras fracionadas

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 31.Jan.2025 // 11h49

  • Brasil

Com alta nos preços dos alimentos, consumidores precisam fazer compras fracionadas
Foto/Reprodução: Google

A recente alta nos preços dos alimentos tem levado os consumidores brasileiros a adotarem novas estratégias de compra. De acordo com uma pesquisa da Kantar, muitos têm optado por fazer compras menores e mais frequentes, além de aguardarem promoções para economizar. As compras em "atacarejos", que oferecem descontos para compras de maior volume, se tornaram uma opção cada vez mais popular. Produtos essenciais como café, açúcar e óleo de soja foram os mais impactados pelos aumentos, sobrecarregando o orçamento das famílias. A pesquisa aponta que, em parte, os aumentos nos preços estão relacionados a fatores climáticos adversos, como secas severas, que afetaram a oferta desses itens e contribuíram para a alta nos preços. Em uma visita a um mercado feita pelo Jornal da Band, foi observado que o preço de um pacote de 500g de café estava R$ 24,50, com a oferta de R$ 1 de desconto por unidade, caso o consumidor comprasse quatro pacotes. Embora essa estratégia ajude a contornar os altos preços, especialistas alertam que ela pode incentivar compras por impulso, o que pode ser contraproducente para quem busca economizar. Essas mudanças no comportamento de compra são um reflexo direto das dificuldades financeiras enfrentadas por muitas famílias, que buscam alternativas para lidar com o aumento dos preços dos itens essenciais.