Rádio 88 FM

Vendedores ambulantes de Salvador trabalharão gratuitamente em festas populares

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 16.Out.2023 // 00h00

  • Geral

Vendedores ambulantes de Salvador trabalharão gratuitamente em festas populares

Um anúncio feito pelo prefeito de Salvador, na terça-feira (10), estabelece que vendedores ambulantes da capital baiana serão isentos fiscalmente da taxa antes paga para a solicitação de alvarás que permitiam que os mesmos trabalhassem nas ruas em festas populares e no carnaval da cidade. Bruno Reis levou a novidade à tona recentemente em uma entrevista. Portanto, a partir dessa mudança, os comerciantes de rua trabalharão de forma gratuita, conseguindo mais renda para a sua família. O anúncio em questão foi feito no último dia de cadastro mas, apesar disso, o secretário Municipal de Ordem Pública, Alexandre Tinôco, já havia alertado, na quarta-feira (04) que, ao ser encerrado o credenciamento, não haveria nenhum tipo de repescagem.

A medida, provavelmente, entrará em vigor a partir do mês de dezembro, que é quando acontece o Festival da Virada. No dia 01 de setembro o sistema para credenciamento de ambulantes já havia sido lançado pela prefeitura de Salvador, disponibilizando mais de 8 mil vagas a serem distribuídas entre o período do Festival da Virada e do Carnaval, incluindo a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá e os circuitos pré-carnavalescos Fuzuê, Furdunço e Pipoco. No último domingo (15), dados revelaram que mais de 9 mil ambulantes foram cadastrados, o que, segundo Alexandre Tinôco, superou todas as expectativas, mostrando também que o novo sistema funcionou com êxito e proporcionou um recorde. No total, 9.260 pessoas se inscreveram e, como os trabalhadores puderam se cadastrar para mais de um evento, foram registradas pelo sistema mais de 25 mil inscrições, o que reforça que a isenção estimulou o aumento de vendedores, multiplicando a distribuição de renda.

Diante desta admirável iniciativa tomada pelo prefeito de Salvador, o desejo da classe de trabalhadores ambulantes é de que outros municípios sigam o mesmo exemplo, beneficiando os cidadãos que batalham por dias e noites em busca de eventos, para trazer o sustento e a sobrevivência de sua família, e que esperam encontrar em seu próprio município um maior amparo e acolhimento, o que, segundo um grupo de ambulantes de Livramento, não acontece na referida cidade. Uma recente demonstração das taxas cobradas pelo município se deu no mais recente evento público realizado, sendo este o aniversário de emancipação política, comemorado entre os dias 05 e 07 de outubro, onde os valores cobrados, que já eram considerados altos pelos vendedores, tiveram um aumento, indo em direção contrária à medida adotada em Salvador, o que fez gerar uma revolta entre as pessoas que desejavam se cadastrar para trabalhar legalmente e, desta forma, manifestações foram feitas com o objetivo de contestar a decisão do município, embora sem sucesso.

Você pode conferir neste link o episódio em uma reportagem feita pela Rádio 88 FM. A irrefutabilidade fez com que, mesmo assim, os barraqueiros trabalhassem seguindo as normas estabelecidas pela prefeitura, visto que os mesmos se viram sem outra alternativa e se contentaram com a decisão para que não fosse perdida a oportunidade de trabalho.