Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 27.Set.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 27.09.2023

Júnior deixa Livramento Gerardo Júnior pediu exoneração da Secretaria da Saúde de Livramento, após ser nomeado diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, que é do Estado. Ele não apareceu muito como secretário municipal da saúde, talvez inibido pela estrutura perversa da saúde pública, na Bahia, que, entre as mazelas, tem um sistema torturante de regulação, que lembra um corredor da morte! Não sei os motivos dele, mas Júnior trocou o status de 1º escalão municipal, pelo de 2º/3º estadual. Terá maior abrangência territorial, na nova função. Independente de outros juízos, é uma pessoa, até onde sei, sensível, de coração bom! Que tenha sucesso, na nova missão!

Lucro recorde da Embasa Enquanto usuários, pelo menos em Livramento, reclamam da falta d’água e desconfiam da sua qualidade, a Embasa divulga lucro recorde de R$585 milhões, no 1º semestre de 2023, e receita operacional, também recorde, de R$3,8 bilhões. Atribui os resultados ao aumento de ligações de seus serviços, devido aos investimentos feitos. E que a meta é cumprir todas as exigências da nova lei do saneamento, como levar água potável a 99% da população e esgoto a 90%, até 2033, nos 368 municípios onde atua. Boa notícia, mas Livramento fica na expectativa, pois aqui o sistema de água está defasado e o de esgoto não existe, e sem qualquer sinal de projeto para melhorá-los. O foco no lucro é natural, mas preocupa, já que, muitas vezes, a qualidade dos produtos serviços é sacrificada, para economizar gastos, e ter mais lucro. Além disso, há municípios que não dão lucro, e podem ficar de fora dos investimentos necessários.

Não é piso, é pisoteado Após 15 anos, o Estado e muitos municípios da Bahia ainda relutam em pagar o piso salarial aos servidores da educação básica (Lei 11.738/2008). E entidades classistas fazem uso político disso! Esta semana, segundo o site bahia.ba, a presidente da Associação Classista da Educação e Esporte da Bahia-Acebe, Marinalva Nunes, acusou o presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, de “iludir” e “confundir” a categoria, “com falsas expectativas”. Ela se referiu a um vídeo de Oliveira, nas redes sociais, dizendo que o pagamento do piso está garantido por mandado de segurança que a APLB ganhou na Justiça. O site bahia.ba diz que Rui não quis se pronunciar, mas disse ser “caso de política” e colocou dúvida na credibilidade de Marinalva. Ele orienta o servidor a requerer o valor ao Estado, levando cópia da decisão do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia).  Resta saber se quem não cumpre a lei vai ligar para decisão judicial!

Para refletir O mundo vive grandes desafios! E esse mundo somos nós! Muita coisa parece de cabeça pra baixo!  Alguns dizem que “tá difícil”, mas a parada é dura mesmo! É nosso estágio, sem moleza! Quem não aprende ou queima aulas, repete o ano! É necessário ter bom ânimo, pois Deus está ao nosso lado, nessa batalha. Não tenha medo do peso que carrega! Lembre-se de Josué, e do que relatou o evangelista Lucas sobre as críticas a Jesus por comer com os pecadores, sem discriminação. Os acusados de pecados, os abandonados, os discriminados e doentes eram seus preferidos. Os donos das religiões ficavam furiosos Para explicar tudo, o Messias usava a didática da parábola, pequena história que facilitava a compreensão dos fatos. 

A quem o criticava por vê-lo com os rejeitados, contou a parábola do filho pródigo, que pediu ao pai a herança antecipada e perdeu tudo, rapidamente, em vida desregrada pelo mundo. Vira mendigo e volta para casa, arrependido! Cheio de alegria o pai o recebe com festa! Isso deixou indignado outro filho, que ficou trabalhando com o pai, sem ganhar nada. O pai procura acalmá-lo, dizendo: “Tu estás comigo, tudo que é meu é teu. Era preciso festejar, pois teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado”. Assim, o Messias explica seu cuidado com os que mais precisavam. Mostra como é desafiador ser cristão! E como atuar na obra de Deus! Pensem nisso!