Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 24.Mai.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM  – 24.05.2023

Educação boicotada Nenhum país cresce se não cuida da educação, é o que ensinam, por exemplo, China, Cingapura, Estônia, Japão e Coreia do Sul, os mais bem avaliados no último relatório PISA-Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, da OCDE-Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O Brasil está entre os 13 piores, numa lista de 79 é o 66º. Teoricamente protegida pela Constituição Federal, nossa Educação, na prática, é boicotada. Parece guiada pela repulsiva lógica de que povo sem educação é fácil de ser encabrestado. De fato, povo instruído não se vende por migalhas de políticos.

Educação degradada A Bahia é um dos estados com a Educação Básica mais degradada e piores IDEB do país, abaixo de 4, pelo descaso dos governantes! Livramento acompanha! A até a escola campeã do IDEB (Índice da Educação Básica), em 2020, a Gil Ferreira Pessoa, no bairro Estocada, foi fechada, logo depois. Nos últimos 10 anos, foram fechadas mais de 70 escolas, no município, só restam 26, incluindo creches. Há mais de 400 professores, a maioria sem ter onde ensinar! A situação é agravada com a evasão escolar, que os gestores não se preocupam em evitar. 
 
Qualidade deteriorada Os profissionais do magistério precisam de reciclagem, isso é condição para a qualidade da Educação. No Estado, a situação piora com o achatamento salarial, justo a partir dos governos do PT (Partido dos Trabalhadores). Há, pelos menos, cinco leis estaduais recentes, com mudanças desfavoráveis aos servidores do magistério, como a que troca a denominação vencimentos por subsídios, ao alterar a classe dos professores de formação em nível médio. Seria para não aplicar o piso nacional e outras vantagens. Tentativa ilegal e cínica, pois quem for à Justiça ganha. 

O Plano de Carreira Esse plano foi aprovado, em Livramento, na gestão do então prefeito Carlos Batista, por Lei Municipal, atendendo à Constituição Federal, garantindo direitos básicos dos servidores da Educação Básica.  Mas precisa ser ajustado à Lei do Piso, para assegurar a atualização de todas as faixas salariais, a partir do piso. Por exemplo, cada faixa precisa corresponder a uma proporção do valor mínimo. Assim, quando o piso aumentar, toda a tabela ficará atualizada, automaticamente, eliminando o risco de um nivelamento por baixo, ao longo do tempo.

Para refletir Eu já escrevi que as religiões mobilizam muita gente, e cada uma busca atrair cada vez mais fiéis. Pela quantidade de adeptos costuma-se medir a importância delas. Muitas vezes, o sentido da própria religião é esquecido, e algumas até parecem instituições financeiras. Isso ajuda a acirrar a disputa entre as várias correntes religiosas, assim como concorrem entre si as agências bancárias. Desse modo, ofendem a Deus, em nome de quem dizem pregar, e contrariam o exemplo de Cristo. Cada religião deveria ser uma escola para ensinar como se caminha para Deus, ensinar a amar o semelhante e a se preparar para a vida espiritual. Ou como um hospital espiritual, para os casos difíceis, com assistência psicológica e social. 

Muitas vezes, é disso que precisamos! Tudo na simplicidade do exemplo de Jesus, que mandava vigiar e orar, para se fortalecer diante dos embates da vida, para não errar mais, e sempre contar com a luz e força vivas de Deus. Temos de aprender a usar a força e sabedoria, que está em nós, sem depender de religião. Deus já nos deu inteligência. Se precisar, lembrem-se da mensagem de Josué: “Tenha bom ânimo, filho, Deus está contigo”. As igrejas têm que mostrar as fontes de conhecimento e de informação que ampliem a visão religiosa, para além dos livros sagrados. Tendo conhecimento, dirigimos melhor nossa vida e vemos Deus com mais clareza. No mais, é só ser leal, honesto, bom, rezar e trabalhar muito! Pensem nisso!