Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 10.Mar.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO  Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 10.03.2023

CLT prevê isonomia No Dia da Mulher, o presidente da República, Luiz Inácio da Silva, assinou Projeto de Lei, segundo ele, para garantir salário igual para homens e mulheres que façam o mesmo trabalho, na mesma empresa. Ainda terá de passar pelo Congresso Nacional. Alguém, no governo, a meu ver, pode ter agido de má fé ou quis nos enganar, pois essa isonomia salarial já é garantida, há 80 anos, pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), aprovada pelo Decreto-Lei-5.452/1943, que inclui, além do sexo, etnia, nacionalidade e idade. A CLT, art. 461, diz: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade”.

Sindicatos se unem Os trabalhadores da Educação de Livramento tem dois sindicatos, SPEL (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Livramento) e APLB-Sindicato. Eles passaram muito tempo se confrontando, na disputa por território e por filiados. Mas, agora, juntaram-se, ao que se percebe, para unir forças. É o que indica o convite do SPEL para seus associados irem à assembleia da APLB, amanhã, dia 11, no Centro Diocesano. Na pauta, o reajuste do piso salarial e a valorização dos educadores. De mais de 400 docentes, apenas 64 dependem do piso e teriam recebido menos, este ano. Para os demais, o secretário municipal da Fazenda anunciou 5,79% de aumento. Quanto à valorização dos servidores, ela tem de passar pelo plano de carreira, há muito tempo guardado, para atualização, na gaveta do prefeito Ricardo Ribeiro.

Sem acessibilidade Acessibilidade é a “possibilidade” de se transitar e alcançar algo ou lugar físico, como calçada, entrada de uma casa, veículo etc. O termo tornou-se popular com surgimento das discussões sobre direitos das pessoas com alguma limitação orgânica, a exemplo da deficiência visual. Em 1989, surgiu a lei da acessibilidade, que é praticamente ignorada, na qual é baseado o chamado “piso tátil”, colocado em vias públicas de circulação, como passeios e calçadas, para facilitar o direito de ir e vir dos deficientes visuais. Chegou a Livramento na gestão do prefeito Carlos Batista, sendo colocado nas principais vias da cidade. Hoje, está tudo deteriorado, praticamente sem utilidade, não leva a lugar nenhum. Ao invés de dar segurança, virou risco para o deficiente. Lembrando que “piso-tátil” é aquela faixa em alto-relevo, geralmente vermelha ou amarela, nas calçadas, passeios e outras áreas de circulação. Tem detalhes indicando direção ou parada, que o deficiente identifica pelos pés e sua bengala. Mas, em Livramento, foi esquecido pelo poder público, não tem manutenção.

Operadora do Planserv O site Bahia Econômica, do economista Armando (Salvador), publicou, dia 7, que a Hapvida colocou à venda a empresa Maida Haptech, que foi contratada para operar o plano de saúde dos servidores públicos estaduais da Bahia (Planserv). Mas a direção do plano diz que a venda não afetará o suporte operacional contratado da Maida Haptech. Avena cita o anúncio de que a Hapvida, maior operadora de plano de saúde do país, registrou prejuízo de R$316,7 milhões, no 4º trimestre de 2022, e da perda de R$13,2 bilhões na Bolsa de Valores. Isso estaria levando executivos e controladores do grupo a avaliarem o que a Hapvida poderia vender para enxugar sua estrutura.

Para refletir Em seu evangelho, Mateus escreveu: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. Quem mais sofre as agruras desta vida são os injustiçados, sem meios de se defender, como os explorados pelos mais fortes, e os escravos da perversidade humana. Sofrem, igualmente, os comodistas, os preguiçosos, os alheios à vida. São tantos os famintos e sedentos de justiça, os honestos, os perseguidos, humilhados e desprezados. Quem nos fará justiça e quem nos saciará? A misericórdia tornou-se virtude rara entre os humanos. Sem fé, vamos nos perder! Há mais de dois mil anos, Jesus foi à montanha e fez o famoso sermão, para uma multidão em silêncio. Suas palavras eram balsâmicas, refúgio para tantas almas laceradas, em busca de um caminho, com fome e sede de tudo, inclusive de justiça. O mundo segue penoso e sem o consolo do sermão da montanha, para lembrar que “os misericordiosos alcançarão misericórdia”. Que Jesus nos proteja da corrupção moral, da arrogância que nos ameaça, da falta de misericórdia que nos assusta. Pensem nisso!