Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 22.Fev.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 22.02.2023


Trabalho facultativo Termina hoje a folga do ponto facultativo, no serviço público municipal, decretado pelo prefeito de Livramento, nos dias 20, 21 e 22, que foram 2ª e 3ª feiras de carnaval, e 4ª feira de cinzas. A Câmara Municipal também cancelou seu expediente, conforme portaria de 17.02.2023. E 6ª feira, dia normal, já não teve a sessão ordinária. E foi ainda mais generosa, a portaria diz que as atividades da Casa só retornam em 23 de março. Mas parece um erro!

Muro é obrigatório Muitos moradores de Livramento queixam-se de terrenos vizinhos sem muro, sem calçadas e cheio de mato, atraindo insetos e até cobras. Sem falar na queima irregular de lixo e outros detritos. Lembramos que isso é proibido, atenta contra a saúde pública, além de incomodar os vizinhos. A lei prevê medidas que podem até mesmo chegar à desapropriação. Não custa nada os vizinhos respeitarem uns aos outros, para que todos vivam bem e em paz. 

Código de Postura Foi criado em Livramento em 1994, pela Lei Municipal-868/1994, assinada pelo então prefeito Fernando Ledo. É bem abrangente! Há um artigo, por exemplo, que proíbe a condução de animais com as pernas presas, e aves de cabeça para baixo, ou qualquer outra forma de maus-tratos. Prevê, ainda, registro de cães, pelos donos, junto à prefeitura. E um canil para recolher animais abandonados. Mas nada disso é respeitado!

População não sabe Os governantes agem como donos do governo (município, estado e União). Usam o dinheiro público para se manterem no poder. Veja Livramento, não se sabe como é gasto o dinheiro. Fala-se que é na saúde, educação, pessoal etc. Mas, por que os serviços são tão ruins? A fila da regulação não anda, a cidade parece abandonada. Por que falta água? Aliás, faltam até lâmpada nos postes! E a população não procura saber onde os impostos que pagamos são aplicados!

Lagoa e calçamento O gestor público tem de seguir a lei orçamentária, mas sempre procura driblar isso, com orçamentos genéricos, sem planejamento, ficando livre para gastar como bem entender. Ignora a população, até nas audiências públicas. Agrada vereadores, em troca de votos. Por exemplo, aposto que a maioria dos moradores da Estocada preferem ruas calçadas do que ter uma lagoa urbanizada.

Para refletir O mundo parece de cabeça para baixo! E o Brasil pula o carnaval! Tragédias fazem verter lágrimas na Turquia, no Rio de Janeiro, na Síria e no Estado de São Paulo. E o Brasil pula o carnaval! O coronavírus continua de olho em nós. O carro de som passa anunciando a missa de sétimo dia! E o Brasil pula o carnaval. Milhões de pobres clamam por um espaço na vida! E o Brasil pula o carnaval! Belas máscaras e fantasias encantam as ruas e as água de Veneza! E, no Brasil, pula-se o carnaval, com o umbigo e o resto de fora! Que espíritos estão entre nós? Que mundo é o nosso? Que brasileiros somos nós? Oh, Senhora do Livramento, Senhora Aparecida, Jesus Crucificado! Onde estamos? 

Oh, Deus, onde estás? Diga-nos o que fazer, nesta Quarta-Feira de Cinzas! Já somos pó! Então, para onde retornaremos? Para onde fugir de tão ilusório livre-arbítrio? Pierrô, Colombina e Arlequim jazem despedaçados no chão da avenida. A “Máscara Negra”, de “Quanto Riso, quanta alegria”, foi humilhada pela rima corrompida da escuridão humana, nas estrofes pornográficas da canção violentada, na espiritualidade perdida! Para onde levaremos as crianças? Ou onde encontrarei cinzas suficientes para me esconder? Oh, Deus, perdidos no beco de saída de Sodoma e Gomorra, seríamos todos estátuas de sal? Ou São Paulo nos salvaria com a mensagem aos coríntios, dizendo: “não vos associeis com os que se prostituem”, “não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, avarento, idólatra, maldizente, beberrão ou roubador”, “segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais”. Pensem nisso!