Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 26.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 26.12.2022

Menos rigor na covid O governador Rui Costa, da Bahia, amenizou as medidas preventivas para enfrentamento da covid-19, alegando que o perigo diminuiu, com a queda dos casos ativos da doença e das internações. O novo decreto, publicado dia 23 no Diário Oficial, obriga o uso de máscara só para acesso às unidades de saúde e transporte público, além de gestante e idoso acima de 60 anos, mesmo vacinados. O comprovante de vacina só será exigido para visitantes e acompanhantes em unidades de saúde. No decreto anterior, o atestado era obrigatório para acesso a todas as repartições públicas.

Críticas de ACM Neto Falamos dele aqui, dia 23, dos rumores de que poderia ocupar um ministério. Em seguida, ele divulgou um vídeo, mera coincidência, claro, criticando o governador Rui Costa, pelo aumento da alíquota do ICMS, quebrando promessa de campanha. Neto lembrou que isso vai onerar muito a vida dos baianos, num Estado segundo ele já líder em desempregados e pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Apontou que, apesar disso, o salário de governador foi reajustado em quase 50%, e mais de 200 novos cargos foram criados na estrutura administrativa estadual.

Combustível mais caro A Prefeitura de Livramento aumentou para R$9.281.600,00 o contrato de compra de combustíveis, com o Auto Posto Irmãos Ribeiro Ltda., cujos donos são familiares próximos do prefeito Ricardo Ribeiro. O acréscimo foi de R$1.291.600,00, conforme decreto publicado, dia 29/11, já final do ano! O aumento compensa, em dobro, uma redução ocorrida em outubro, devido à queda no preço dos combustíveis. O posto é o único onde prefeitura compra, há muitos anos. Já ultrapassa o limite de renovação contratual permitido pela lei da concorrência pública.

Permuta de imóvel O prefeito de Livramento quer trocar o imóvel conhecido como Cantina do Gari, na valorizada área comercial do centro da cidade, por um imóvel residencial, entre duas escolas (antiga D. Tina/Lélis Piedade), com frente para a Avenida Presidente Vargas, pertencente a seu correligionário Flávio Roberto Porto Viana. O pedido de autorização já tramita na Câmara, onde certamente será aprovado, sem ser lido, como de costume. A finalidade é demolir antiga casa que pertenceu ao saudoso Didi Borges, para alargar uma travessa (100m), de pouca relevância para o tráfego, entre as avenidas Presidente Vargas e Dr. Nelson Leal. Os vereadores precisam ver a possibilidade de haver perda patrimonial para o Município, na troca, e as justificativas estapafúrdias, principalmente ao citar que a obra facilitará o acesso da população a bancos, escolas, comércio e até à UPA (Unidade de Saúde de Pronto Atendimento). Pode piorar o trânsito na área, pois passará a ser mão-dupla, aumentado o fluxo, congestionando as confluências na Presidente Vargas e Dr. Nelson Leal. Nesta, inclusive, há um perigoso cruzamento. 

Para refletir O mundo parece longe de ser compreendido pelos homens. Não temos sequer domínio da finitude do nosso corpo. Não sabemos o que somos, de onde viemos ou aonde vamos. Somos reféns de imprecisas interpretações científicas, filosóficas e religiosas. Ainda assim, o ser humano é arrogante, indiferente a quase todos que Deus enviou para nos ensinar, crucificando até Jesus Cristo! O que será de nós? Uns consolam-se na ilusão de que a vida é nada, dizendo, por exemplo, “somos pó e ao pó retornaremos”, sem atentar que isso nega o projeto de Deus para nós. Outros, com igual dificuldade para entender a vida, inseguros, repetem frases isoladas, como “tudo posso naquele que me fortalece”, sem ler a longa carta de onde essa frase foi copiada, que o apóstolo Paulo enviou aos filipenses, moradores de Filipos, cidade do antigo Império Romano. Ter conhecimento nos ajuda muito, nos dar segurança! Mas precisamos de lições simples, como me disse um amigo: “Deixa tudo pra lá, esqueça tudo. O que importa é sermos pessoas boas, sempre”. Isso resume o que, de fato, interessa. Facilita a reflexão! É fácil entender e praticar o que é ser bom. Qualquer um pode fazer isso! Vamos reler a “Parábola do Bom Samaritano”. Com esse convite à reflexão, desejamos a nossos seguidores que suas vidas sejam sempre um Feliz Natal e um constante Ano Novo! Não aceitem a tentação corruptora da ambição humana! Vivam no conforto do limite das reais necessidades da vida! Pensem nisso!