Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 21.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 21.12.2022

Quem manda é o STF O deputado federal eleito Gustavo Gayer, pelo Distrito Federal, na solenidade de diplomação, esta semana, fez um discurso só com duas frases, dizendo: Isso aqui é um teatro, quem manda no Brasil é o STF. Referiu-se aos atos da Suprema Corte tidos como intervenção nos poderes Legislativo e Executivo. Depois, em entrevista, ele disse que talvez não devesse ter se pronunciado daquela forma, mas o fez pelo cenário atual do país. E não se pode negar razão a ele! Pois, justo quando o Congresso Nacional discutia o teto de gasto e o tal orçamento secreto, o Supremo decidiu que o custo do bolsa família não conta para a fixação do teto e que o orçamento secreto é inconstitucional. Assim, fica demonstrado que Câmara e Senado não servem para nada! Na verdade, existe uma coligação sórdida de corruptos que usa o dinheiro dos nossos impostos, para se garantir no poder, assaltando esse pobre Brasil. Ontem, os parlamentares aprovaram, em Brasília, em 1º turno, a gastança de R$200 bilhões, a mais do orçamento. E já aumentaram seus salários em cerca de 50%.

Pavimentação ameaçada Parece que ninguém levou a sério a piada da Prefeitura de Livramento de que materiais de limpeza doméstica destroem o asfalto. De fato, piada é para fazer rir e não para ser levada a sério. A pavimentação geralmente é feita sem atender a todas as exigências técnicas de uma rodovia, como a BA-148, que atravessa nossa cidade. Portanto, em nossa cidade, a grande ameaça é o tráfego pesado de carretas, com blocos de quartzito, por exemplo, que afunda o solo, acabando por danificar as instalações subterrâneas, como as tubulações de água e de esgoto. A solução seria um anel rodoviário, para desviar a estrada da cidade. Por que não fazem isso?

Pagamento atrasado O pagamento da folha de pessoal da Câmara de Livramento, este mês, não teria ocorrido no dia costumeiro. O contador que fazia isso é o mesmo cujos computadores foram apreendidos pela Polícia Federal, último dia 15, na operação que investiga o roubo de R$48 milhões, mediante contratos fraudulentos, em quatro municípios baianos. Consta que, quando os federais estiveram na cidade, houve intensa e tensa troca de preocupações, na administração municipal, para saber se todos estavam bem! Mas, para alívio geral, a PF, por ora, só levou os arquivos do contador.

Para refletir Ainda na lição do manual “A Arte da Prudência”, do padre Baltasar Gracián, que já citei aqui, ele ensina que a gente precisa “Saber Avaliar”. Principalmente, saber avaliar nosso próprio projeto de vida, nossas ações no Mundo. Avaliar nosso trabalho, nossas falas, nossos gestos, nossas relações com nossos semelhantes e com os outros animais. E até nossos amores! Lembra que “Não existe ninguém que não possa ser mestre de alguém, em alguma coisa. Também sempre há quem saiba mais do que nós. É útil saber aproveitar o que de melhor existe em cada pessoa. O sábio gosta de todas as pessoas, porque sabe ver o bom de cada uma delas. Ele sabe que é trabalhoso fazer bem as coisas. Aquele que é tolo despreza todos, porque não conhece e não sabe avaliar o que é bom. Dessa forma acaba escolhendo o pior”. Pensem nisso!