Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 19.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 19.12.2022

Diplomação na Bahia Pelo calendário da Justiça Eleitoral, para 2022, hoje seria o último dia para diplomação dos declarados eleitos, em outubro. A de presidente da República e vice foi dia 12. Na Bahia, os eleitos governador e vice, respectivamente Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior, o senador Otto Alencar, 63 deputados estaduais e 39 federais foram diplomados na 6ª feira, dia 16, pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em Salvador. Jerônimo prometeu divulgar hoje parte do seu secretariado.

Prefeito x sua bancada A fratura da relação entre o prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, e sua bancada na Câmara, tornou-se exposta, na última sessão ordinária, dia 16. Tinha ficado azeda a partir da recente eleição da Nova Mesa Diretora, quando o alcaide não conseguiu fazer o atual presidente Ronilton Batata desistir da reeleição. O caldo para a ruptura esquentou desde as eleições gerais de outubro, em que cada qual ficou com seu político de estimação. Sumiram o canto de parabéns e os elogios ao prefeito e ao controlador-geral, nas sessões ordinárias. Na 6ª feira, por exemplo, o ex-presidente da Casa, Aparecido Lima, fez críticas explicitas a Ricardo Ribeiro, por causa do atraso e possibilidade de fraudes em obras, no Distrito de Iguatemi. “Tem de haver ação do gestor para evitar que empresas venham fraudar nosso município”, disse o vereador, que sempre se colocou como o feitor daquele distrito. 

Alíquota do Funprev Aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia projeto de lei do governador Rui Costa (lei publicada no Diário Oficial, dia 16/12), que aumenta de 24% para 28% a contribuição mensal do Estado para o Fundo de Previdência do Servidor (Funprev). É o dobro da cota dos servidores, que subiu de 12% para 14%, em 2018, e acaba de ser declarado constitucional, em ação direta de declaração de constitucionalidade, no STF (Supremo Tribunal Federal). Seria para corrigir o desequilibro financeiro que o governador disse existir no Fundo. Muitos servidores se assustaram, pensando que os 28% eram para eles pagarem, mas não é! Trata-se da contrapartida paga pelo Estado. A defasagem salarial, principalmente no atual governo, só com 4% de reajuste em oito anos, é a principal causa do apontado desequilíbrio do fundo, pois as contribuições que o sustentam é calculada com base valor nos vencimentos.

APAE em Livramento Foi criada em Livramento a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, que surgiu no Brasil, na década de 1950, inspirada em um movimento iniciado nos EUA (Estados Unidos), para atender pessoas nascidas com a síndrome de down. Hoje estendido a todos os portadores das chamadas necessidades especiais. Em Livramento, a criação ocorreu, ontem, em assembleia geral fundadora, na sede da Loja Maçônica. Foi dito que a iniciativa, a ser mantida por voluntários, tem apoio da Prefeitura. É um grande desafio para os livramentenses, no exercício da solidariedade e generosidade, diante de seres humanos nascidos com o desafio ainda maior de viver em condições tão extraordinárias. E só contam com suas famílias, muitas com recursos limitados para cuidar dos filhos! Acima de tudo, é um enorme desafio também espiritual para todos.

Para refletir No seu manual de sabedoria de vida, intitulado “A Arte da Prudência”, o padre jesuíta espanhol, Baltasar Gracián sugere várias condutas adequadas em nossa caminhada neste mundo, como, por exemplo, a necessidade da gente “Saber Esperar”. Ensina que “Um grande coração tem mais capacidade de suportar o sofrimento”. Que não devemos nos deixar levar pela pressa, nem pelas paixões. Quem é senhor de si, que controla a si mesmo, será capaz, também, de ser senhor dos outros, de conhecer plenamente os outros. Isso é fundamental para haver harmonia entre nós. O manual sugere que caminhemos nos espaços do tempo, para alcançarmos as oportunidades de que precisamos, para nossa alegria e evolução. Alerta que a espera prudente nos ajuda nos acertos e amadurece nossos pensamentos. Significa que devemos agir sem precipitação, apoiados no que chama muleta do tempo, mais útil do que a poderosa arma de Hércules, o herói da mitologia grega. Deus não castiga com o bastão, ele usa o passar do tempo, para nos ensinar. É “o tempo e eu contra os dois”, diz o ditado. Isto é, temos de enfrentar o tempo e, junto com ele, ter a plena experiência da vida!  É só aprender a esperar, com prudência, o tempo certo! Pensem nisso!