Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 16.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 16.12.2022

Ação da Polícia Federal A Polícia Federal, em ação contra o crime de lavagem de dinheiro, realizou, ontem, na Bahia, a apreensão de documentos em quatro municípios, entre eles Livramento. Sem citar nomes, informou que a maior parte do dinheiro passou pela conta pessoal de um contador. O total desviado, resultante de contratos fraudulentos entre prefeituras e empresas, é de R$48 milhões, beneficiando servidores municipais, parentes e empresas de um prefeito. A investigação segue, para identificar todos os envolvidos no roubo. Policiais federais da operação foram vistos, ontem, agindo num escritório de contabilidade, em Livramento. O crime de lavagem consiste em esconder, por variados meios, dinheiro obtido de forma ilícita, roubado, por exemplo. Segundo a Polícia Federal, no crime ora investigado, o dinheiro passava por um contador, que fazia a distribuição entre os envolvidos. 

Mais prisões e multas Mais uma afirmação reveladora do atual momento vivido Brasil, feita pelo juiz Alexandre Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após ouvir o seu colega Dias Toffoli citar, dia 14, num evento, em Brasília, que foram presas 964 pessoas que teriam invadido o Capitólio, sede do Legislativo dos EUA (Estados Unidos da América). Moraes confessou ter ficado feliz com essa informação e disse, sorrindo: “ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”. Foi aplaudido pelo auditório! Pareceu claro que não falava da situação dos EUA e sim do Brasil. É mais uma revelação de que um autoritarismo judicial tomou conta do nosso país, em grau cada vez mais preocupante. 

Situação contra situação Falo do quadro político de Livramento. A recente eleição da Mesa Diretora Câmara ainda rende fatos e especulações. Vi um vídeo, esta semana, por exemplo, mostrando que o presidente reeleito, Ronilton Batata, reuniu-se na gruta da cidade de Bom Jesus da Lapa, com cinco nobres colegas, entre eles os eleitos para a nova Mesa, e que o ajudaram desafiar o comandante-em-chefe, no caso o prefeito Ricardo Ribeiro. Os dissidentes ficaram babando, dentro da gruta, diante da água pingando das rochas, para formar, pelo carbonato de cálcio, as conhecidas estalactites e estalagmites, que encantam os turistas. Viajaram de lá direto para a sessão da eleição, no Legislativo.

Candidatura a prefeito No Santuário da Lapa, pode ter começado a ação para atrapalhar o plano de Ricardo Ribeiro de empurrar goela abaixo dos livramentenses um sucessor, que seria Jânio Lima, mudado da função de controlador para a de faz tudo, promovendo-se com as realizações da Prefeitura, custeadas com o dinheiro público. Atropela tudo e todos, até o secretário de Obras, Gilton Rodrigues, cabendo o slogan que criamos, aqui, “O Gilton é Jânio”, em ironia a “O jeito é Jânio”, usado em sua campanha para vereador (2012). Aliás, a frase, na verdade, é plágio da mensagem musical da campanha de Jânio Quadros, para presidente da República (1960). Ainda sobre os vereadores dissidentes, eles estão com o ex-prefeito Paulo Azevedo, que já estaria trabalhando para disputar, novamente, o cargo de prefeito, na próxima eleição de 2024, tendo o Batata como vice, na chapa. Só falta combinar com a oposição. 

Para refletir Os seres humanos ainda não olham com o devido carinho e atenção para as coisas da natureza. É hora de se estudar melhor os bichos, os rios, plantas, serras, nuvens, água e os próprios humanos! Se isso for muito, escolha pelo menos uma, como a água! Ah, a água, não! Seria fácil demais! Ela é apenas a junção de duas moléculas de hidrogênio uma de oxigênio, na conhecida combinação H²O. Então, que tal escolher a barata? Seria um grande desafio, de ampla repercussão em nossa vida espiritual. Esse bicho é considerado um perigoso vetor de doenças. Existe há mais de 300 milhões de anos! Não se sabe se alguém tenha morrido por sua causa! Mas é certo que já matamos milhões delas! Elas podem viver até uma semana sem beber água e tem resistência à fome. O homem, tão sabido, não sabe fabricar água e nem barata! Mas desperdiça água e mata as baratas! Só se fala das coisas ruins delas, mas há pesquisas indicando que há espécies de baratas que até curam muitas doenças, uma delas seria o alcoolismo. Mas é preciso pesquisar sobre como isso funciona. Elas são tidas como úteis e importantes para os ecossistemas naturais, na cadeia alimentar. Não somos o centro do Universo! Precisamos entender melhor o mundão de Deus, a bela e rica natureza para cuidarmos! Não há milagre para proteger o mundo! É missão que temos de assumir! Pensem nisso!