Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 21.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –21.10.2022

Liberdade de Imprensa Semana termina com as repercussões de decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibindo o grupo de comunicação Jovem Pan (SP), em pedido de direito de resposta, de falar sobre fatos ligados à condenação do candidato a presidente Luís Inácio da Silva, em verdadeira censura prévia, o que viola a Constituição Federal. A campanha do petista também pediu ao Tribunal para investigar o que considera favorecimento, pela JP, ao candidato Jair Bolsonaro e tratamento negativo a Luís Inácio. Isso levou a direção do Grupo Jovem Pan a solicitar que seus jornalistas e comentaristas não chamem Luís Inácio de ex-presidiário, descondenado, ladrão, corrupto e chefe de organização criminosa, nem associá-lo ao crime organizado. Nem podem criticar a Justiça e ou os ministros dos tribunais, 

Garantia constitucional Entre as decisões restritivas do TSE, nas eleições deste ano, estão a retirada de conteúdos do Youtube e de outras plataformas, desmonetizando canais, ou seja, impedindo que sejam remunerados. Isso pode significar a asfixia financeira desses veículos de comunicação, em suas variadas formas! Restringe a liberdade de imprensa e de expressão, garantida no art. 220 da Constituição Federal. Desse modo, impede pessoas de exercerem suas atividades profissionais e cassa o direito dos cidadãos à informação. Entre suas alegações, o TSE cita que está combatendo Fake News e preservando a isonomia entre os candidatos, o que vem repercutindo negativamente. 

Fere a democracia Conhecidos juristas, como o renomado Ives Gandra Martins, no entanto, dizem que as restrições, incluindo bloqueio de contas, extrapolam a ordem jurídica, que essas interferências judiciais do TSE contrariam o princípio democrático da liberdade de imprensa, previsto na lei e em jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal), que proíbem qualquer forma de censura jornalística e de limitação à livre manifestação do pensamento. Aguardamos manifestação do STF, a quem estão sendo apresentados recursos. Lembramos que tudo que fere a democracia, como essas restrições da Corte Eleitoral tem natureza ditatorial!

Dia de vacinação geral Não esqueçam que, neste sábado, em Livramento, haverá vacinação geral, das 8h às 11h, na UBS II, centro da cidade, numa transversal da antiga av. Leônidas Cardoso. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, estarão disponíveis todos os imunizantes do calendário vacinal, independente da idade da pessoa. Basta levar RG, CPF e cartão do SUS. Vá lá e proteja-se, por exemplo, contra covid-19, hepatite, tuberculose, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, tétano, poliomielite, pneumonia, febre amarela!

Para refletir Do livro de mensagens Parábolas Eternas (Editora Soler) adaptei o texto intitulado As sete maravilhas do mundo, sobre um grupo de estudantes que realizava um trabalho no qual teria de fazer uma lista do que eles consideravam as sete maravilhas do mundo. Da lista vencedora constaram: O Taj Mahal (Índia) A Muralha da China, O Canal do Panamá, As Pirâmides do Egito, O Grand Canyon (América do Norte), O Edifício Empire State (Nova Iorque) e A Basílica de São Pedro (Roma). Mas o professor viu uma estudante muito quieta, ainda com sua lista na mão, e perguntou se havia algum problema! Surpresa com a abordagem do mestre, a menina respondeu: Sim, professor! Na verdade, eu não concluí a lista! São muitas as maravilhas que tenho para mostrar. O professor estimulou a aluna a mostrar o que já tinha feito, para ver como ajuda-la! A menina hesitou, mas resolveu dizer: Professor, acredito que as sete maravilhas do mundo sejam: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar. Pensem nisso!