Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 07.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –07.10.2022

2º turno 2022 Agora, na corrida presidencial, a busca é pelo apoio dos perdedores, embora isso, por si só, não transfere votos! Mesmo assim, tanto Bolsonaro quanto Luiz Inácio correm atrás de quem votou nos que não se elegeram, que representam 8,37% dos votos válidos. A senadora Simone Tebet, 3ª colocada (4,16%), apoia a Luiz Inácio, mesmo sendo ele acusado, pela vice de Tebet, Mara Gabrilli, de tramar a morte do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel. O 4º colocado, Ciro Gomes (3,04%), também apoia Luís Inácio. Lembrando que se trata do mesmo Ciro Gomes que acusou Luís Inácio de ter comandado o maior esquema de corrupção da história mundial. O apoio a Bolsonaro mostra-se mais sólido, e vem da maioria dos governadores eleitos, de importantes estados, como MG. Seu grupo elegeu a maior bancada no Congresso Nacional. Se o apoio dos perdedores, necessariamente, não transfere votos, resta esperar em quem votarão seus eleitores? Seja como for, isso parece ter pouca importância, pois o percentual a ser repartido é muito baixo (8,37%)!

Votos inválidos Entre os que votaram em Bolsonaro ou em Luís Inácio, no 1º turno, a mudança de votos, agora, tende a ser mínima! Assim, mais que os votos dos perdedores, creio que os dois candidatos vão apelar para quem não foi votar, votou nulo ou branco, que totalizam mais de 25% dos votos válidos. Somando com os perdedores, são mais de 33% do eleitorado. Será um grande desafio para a capacidade e inteligência das campanhas! Penso que as vantagens são de Jair Bolsonaro, o trabalho dele será bem mais fácil! Pela comparação do currículo dos dois e pela qualidade do apoio que já reuniu, incluindo a maioria de governadores, senadores e deputados já eleitos, além de segmentos empresariais importantes! Torço para prevalecer o mínimo de bom senso, em defesa das cores verde-amarelo-azul e branco do nosso Brasil!

Disputa na Bahia Na Bahia, a expectativa é sobre quem o candidato a governador ACM Neto apoiará para presidente da República.  Por ora, ele diz que seguirá a linha do 1º turno, em que ficou encima do muro, alegando que pretende governar com qualquer presidente! Seu concorrente, Jerônimo Rodrigues, claro, apoia Luís Inácio. Tanto Jair Bolsonaro quando seu candidato a governador João Roma, 3º colocado, já se declararam de braços abertos para dar e receber o apoio de ACM Neto. Basta um sinal deste, garantindo também apoio à reeleição de Jair Bolsonaro. Em minha opinião, Neto não pode dar-se ao luxo de recusar, sob pena de ser trucidado, nas urnas, por Jerônimo Rodrigues!

Para refletir O homem e o mosquito! A vida é tão simples, que até surpreende! Mas o homem complica. Um monge indiano lembra que o ser humano gasta esforço enorme, além do necessário, para viver! Valoriza muito coisas passageiras, alimenta sentimentos que dificultam ou impedem a compreensão da própria razão de viver. É o caso do egoísmo, que gera uma visão materialista da vida e distorce a noção de propriedade, esse mal da humanidade. Desavenças entre pessoas e guerras entre nações decorrem do apego a coisas não essenciais à vida. Quando se entende o significado da imensidão do mundo, coisas que pareciam indispensáveis perdem importância e livra-nos de se angustiar e brigar por elas, cura-nos do materialismo e do imediatismo.

A sedução das pessoas são as coisas materiais, gerando o insaciável desejo de acumular bens! Muitas vezes, ignorando que, quando se morre, tudo fica para trás, não raro motivando desavenças mortais entre herdeiros! Se os bens materiais ficam, quando se morre, então não são o objetivo da vida. Mas o ser humano segue presunçoso, mesmo quando o delgado fio da vida terrena se rompe, sem nada para evitar! A humanidade costuma vangloriar-se de suas conquistas tecnológicas, seus inventos, como o avião e outros engenhos, considerados maravilhosos. Nessa hora, olham com desprezo, por exemplo, para um mosquito. E, às vezes o esmaga, com nojo! Mas, até hoje, como lembra o monge, nenhum homem foi capaz de fabricar um mosquito. Pensem nisso!