Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 15.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 15.08.2022

Mais história demolida A Câmara de Livramento está fazendo uma obra na sua fachada e na pracinha em frente, sem apresentar alvará da Prefeitura. Além de descaracterizar um prédio público, removeu o piso de pedras naturais, no estilo colonial, última reserva desse tipo de piso, em nossa cidade! Não pertence à Câmara, é um logradouro, com outros imóveis, de particulares, na área! Questionado a respeito pelo colega vereador Josemar Miranda, na última sessão do Legislativo, dia 12, o presidente da Casa, Ronilton Carneiro Alves, rebateu, dizendo que o local não era tombado e que ele podia fazer o que bem entendesse. Não, presidente, não pode! Tinha de, no mínimo, ouvir seus pares, ouvir os donos dos imóveis vizinhos e ter devido alvará de autorização! Principalmente como vereador, Vossa Excelência não pode atropelar a lei! 

Ruas em Iguatemi O vereador Juscélio Pires fez um justo resgate da memória histórica do Distrito de Iguatemi, em Livramento, ao apresentar indicações de nomes para ruas naquela Vila! Entre os nomes,  estão os do saudoso Bráulio Bonfim, empresário e político, que influenciou o desenvolvimento local, e de Ana Risério, que fez, por longos anos, trabalho de grande alcance humano, como parteira, atendendo, principalmente, a famílias pobres. 

Os demais  indicados, por Juscélio, foram: Antônio Moura, Joaquim Oliveira, Isac Freire e Balduíno Amorim. O vereador fez um resumo do currículo de cada um, lembrando que seria justo e oportuno homenagear a todos, com nomes em ruas. Citou que as ruas de lá são indentificadas por apelidos, como: “Rua do Chafariz”, “Rua Salobre”, “Praça do Mercado” etc. 

Banho na Praça O vereador Paulo Lessa Filho, de Livramento, fez indicação ao prefeito para construção de um banheiro para frequentadores da antiga Praça da Bandeira, atual Dom Hélio Paschoal, em frente à Catedral! Achei banheiro muito estranho, para pessoas que apenas visitam o local! O parlamentar não deu detalhes, mas talvez quisesse dizer sanitário ou as duas coisas, que, no caso seria toillete (sanitário e banheiro). Isso exige cuidado para não descarcterizar ainda mais essa tradicional praça da cidade! 

Penso que não pode ser no espaço histórico da Praça! E quem vai cuidar da higienização do equipameto? É louvável a preocupação do vereador, mas eu lembro: não temos mais sitema de esgoto! Onde os dejetos desse banheiro/sanitário serão lançados? Por que o nobre vereador não pede um novo  sitema de esgotamento sanitário para a cidade?

Para refletir Hoje, 15 de agosto, festa em Livramento, pelo Dia da Padroeira, Nossa Senhora! “Aqui da vossa cidade, ó Maria, sois a Excelsa Protetora”, a mãe de Jesus! Do alto da cruz, na pessoa de João, o discípulo amando, Ele nos legou, a ti, Maria, como nossa mãe, ao dizer: Mulher, eis aí o teu filho. Depois, ao discípulo: Eis aí tua mãe. Já por mais de 300 anos  derramas vossas bênçãos sobre Livramento! Muitas gerações aqui viveram sob o manto da tua proteção! Muito já rogamos a ti, e muito já advogaste por nós, junto a teu filho amado! 

Quantos lamentos e clamores já ouvistes, Maria, desse teu povo! Quantas lágrimas já nos enxugaste, com tua graça! E quantas alegrias também já nos vistes cantar! Quantos risos já  compartilhamos contigo! Não há colo mais consolador que o teu, Maria! Eu te imagino viva, a consolar-me com o teu olhar de mãe! Sinto, dentro de mim, o frescor da tua inspiração, a  conduzir-me para a alegria de Deus! Sinto tua doçura de mãe, a soprar teu hálito santo sobre mim, muitas vezes aplacando minha inquietude, suavizando a dureza do meu coração, clareando minha mente e refrescando meu espírito! 

Vejo-te viva, Maria, a orientar o caminho de meus entes queridos, para quem tanto rogo tuas bênçãos! Sinto tua presença viva dentro de mim, clarão pelo qual vejo a imagem luminosa de Jesus Cristo; e enxergo o caminho de Deus! Tuas bênçãos fazem com que Jesus me ouça! Animam-me a almejar a benevolência de Deus! E rogo, Maria, para que assim seja com todos os filhos aqui da vossa cidade, da qual sois a Excelsa Protetora, como diz o hino em tua homenagem! Tende, pois, de todos piedade, ó mãe de Deus e co-redentora! Porque Livramento sois vosso, ó Maria!