Rádio 88 FM

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 01.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 01.08.2022

 

Merenda escolar A prefeitura de Livramento tem mais de um contrato para fornecer gêneros da merenda escolar. Um deles, recente, é com a empresa FN Locações e Transportes, da cidade de Jaguaquara-Ba, perto de Jequié, a 313 km daqui (Livramento). No mínimo, é esdrúxulo uma empresa de transporte vender gêneros alimentícios! Sua atividade principal (informada à Receita Federal) é o comércio varejista em geral, principalmente produtos alimentícios, em minimercados, mercearias e armazéns. Ou seja, nada a ver com locações nem transportes (constante no nome da empresa). Na verdade, é uma empresa individual, Ltda., que vende e aluga tudo que uma prefeitura precisa: carros, máquinas, transporte, carrega resíduos perigosos, organiza eventos, treina pessoal e muito mais! Típica empresa criada visando, exclusivamente, as prefeituras. Tomara que, fazendo tanta coisa, dê conta de fornecer os gêneros alimentícios da merenda das escolas de Livramento.

Não deu satisfação Dia 12/7, o prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, publicou decreto regulamentando a realização da audiência púbica para apresentar e debater o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) do município. Confirmou a data, que seria 20/7, e orientava como as pessoas podiam participar! Certamente, muitas pessoas e instituições do município se mobilizaram para essa participação. Porém, a audiência foi cancelada, sem aviso e nem explicação, até hoje, da prefeitura ou Embasa! O PMSB é requisito legal de validade dos contratos de concessão de serviços, nessa área, pelas prefeituras. Livramento não cumpriu esse requisito, previsto em lei, ao renovar o contrato com a Embasa, em 2019. O Governo Estadual, que controla a Embasa, assumiu o encargo de elaborar o Plano em pelo menos 13 municípios, incluindo Livramento, certamente para tentar regularizar contratos assinados, às pressas, para livrar a Embasa da licitação exigida pela nova LNS (Lei Nacional do Saneamento), que estava em tramitação e entrou em vigor em 2020.

Cabo eleitoral (de luxo) O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, virou cabo eleitoral de luxo de Jerônimo Rodrigues, homologado para suceder o atual governador Rui Costa, da Bahia. Até gravou vídeo de apoio, na convenção homologatória, dia 29/7, do Partido dos Trabalhadores. Em 22 segundos, entre outros exageros, Ribeiro disse que Rui Costa foi o maior governador que a Bahia já teve. Só falta, agora, dizer aos livramentenses quais obras importantes Rui Costa realizou em Livramento, em seus dois mandatos, que vão completar oito anos! Para merecer essa falsa e desmedida rasgação de seda, ele precisaria, pelos menos, ter ajudado Livramento a conseguir um novo sistema de tratamento de esgoto e de abastecimento de água, duas graves e urgentes necessidades da nossa cidade!

Para refletir Na historinha (autor não citado) que trago para a reflexão de hoje, a diretora de uma escola, reunida com pais de alunos, destacou e elogiou o esforço deles pelos estudos dos filhos. Mas lhes alertou da importância deles, pais, para o desenvolvimento das crianças, pedindo-lhes para passar um pouco do seu tempo, no dia-a-dia, junto dos filhos. Nessa hora, um dos pais pediu para falar e justificou que não tinha tempo para conversar com o filho, durante a semana. Disse que saía muito cedo para trabalhar, e quando voltava o filho já estava na cama, dormindo. Que não podia alterar essa rotina, pois dependia do trabalho para sustentar a família e até mesmo para manter o filho na escola! Porém, admitiu que ficava aflito com isso!

Falou que tentava minimizar a situação dando um beijo no filho, mesmo já dormindo, ao voltar para casa! Explicou que, para o filho saber do seu gesto, dava um nó na ponta do lençol. Quando meu filho acorda e vê o nó, ele sabe que o seu pai esteve lá e o beijou. Esse nó é o meio de comunicação entre nós, concluiu. Todos os participantes da reunião ficaram emocionados! Surpresa maior foi quando a diretora disse que o filho daquele homem era um dos melhores alunos da escola. Essa historinha mostra que, no lugar de desculpas e justificativas, devemos apresentar soluções! Normalmente, uma solução exige o desfazimento de nós! Porém, no caso mostrado, fazer o foi uma solução! E só percebemos soluções inteligentes como essa, quando temos a mente pura, e somos conscientes da inteligência de Deus em nós! Pensem nisso!