Rádio 88 FM

Sarampo se espalha em silêncio durante pandemia; país tem 10 mil casos suspeitos; Livramento segue com campanha de vacinação

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 23.Jun.2020 // 00h00

  • Geral

Sarampo se espalha em silêncio durante pandemia; país tem 10 mil casos suspeitos; Livramento segue com campanha de vacinação

Em meio a pandemia do novo coronavírus, um vírus já conhecido pelo mundo, e para o qual existe vacina, tem se espalhado silenciosamente: o sarampo.  O Brasil registrou neste ano 10.332 notificações de casos considerados suspeitos de sarampo. As informações constam no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que incluem dados registrados até junho. O boletim informa que no total notificado 4.017 (38,9%) casos foram confirmados, sendo 3.029 (75,4%) por critério laboratorial e 988 (24,6%) por critério clínico epidemiológico. Outros 3.812 (36,9%) foram descartados, e permanecem em investigação 2.503 (24,2%).  Até o momento, foram registrados quatro óbitos por sarampo, em São Paulo, Rio de Janeiro, e dois no Pará. Conforme o Ministério da Saúde, 21 estados estão com circulação ativa do vírus do sarampo.

A Bahia, assim como outros estados, está com mais de 12 semanas (90 dias) de confirmação do último caso. Mas o Ministério destaca que este cenário está sujeito a alterações, uma vez que ainda existem casos em investigação. Os dados do boletim indicam que a Bahia confirmou seis casos da doença em quatro municípios.

Na Bahia 33 municípios solicitaram exames laboratoriais para diagnóstico de sarampo. Ao contrário do novo coronavírus, o sarampo pode ser prevenido com vacina, que é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.

Segundo o coordenador de Vacinação em Livramento, o senhor Juramilton Silva, no município não existe registro de pessoas com sarampo. E salienta que a Campanha de Seguimento do Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos continuará até o próximo mês de julho com a vacina TRÍPLICE VIRAL (Sarampo, Caxumba e Rubeola). A mesma está sendo fornecida em pequena quantidade pela SESAB, devido ao desabastecimento da mesma, bem como de outras vacinas. Juramilton ainda solicita que antes de ir a Unidade de Saúde, procure informar do Enfermeiro ou Técnico da Sala de Vacina, bem como do seu Agente Comunitário de Saúde se a vacina já está disponível. Até o presente momento já foram vacinados 5.062 pessoas que corresponde a 25,22 % da população alvo em Livramento.