OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Manhã

Jicelmo Machado

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 15.Nov.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 15.11.2023

Proclamação da República Hoje, 15/11, é feriado nacional, aniversário da Proclamação da Republica, no Brasil. Muita gente curte a folga, sem se preocupar com o significado da data! No ano de 1500, contados do nascimento de Jesus, Portugal tomou esta terra dos índios e deu o nome Brasil. Seus navios erraram o caminho das Índias e chegaram aqui, surgindo a colônia! Esta cresceu e ficou livre, em 1822, após movimento de militares e civis, que resultou no grito de independência. 

Tornou-se um império, onde o 1º Rei foi D. Pedro I, ironicamente, filho de portugueses. Mas os brasileiros derrubam o 2º Rei, que era D. Pedro II, e muda a forma de governo de monarquia para república, em que o povo elege os governantes. E isso ocorreu em 15.11.1889, com a Proclamação da República, há 134 anos. O Marechal Deodoro da Fonseca liderou o golpe contra D. Pedro II e foi o 1º presidente do Brasil. 

A questão da água Sempre observei a apatia da população de Livramento, diante de questões vitais para a comunidade, como água, esgoto, saúde, educação, serviços urbanos. Muitos dos políticos fazem dos mandatos um negócio, ajudados por eleitores, os quais não olham quem elege, fazem do voto uma mercadoria, trocado por migalhas! A situação da água é crítica e pode piorar, mas não é levada a sério! No interior do município, chega a ser dramático, com escassez até para beber! 

Só Itanajé tem sistema próprio, mas não atende a toda região. Iguatemi recebeu a adutora, mas sem água tratada suficiente! Foi feito um gato na precária ETA (estação de tratamento de água) da sede, que não dá conta nem da cidade. Ninguém questiona, nem os vereadores! Precisamos melhorar, ainda, urgente: hospital, UPA, regulação, escolas (veja a Rômulo Galvão e a de Iguatemi) e ter um ordenamento urbano! Mas prefeito e vereadores ignoram tudo ou não sabem lidar com isso!

Para refletir Somos irmãos na aldeia de Deus! Ao prevê um mundo novo, parecido com uma “aldeia”, a partir do avanço da tecnologia, o filósofo e educador canadense Marshall McLuhan (1911-1980) pareceu transmitir uma mensagem de Deus sobre o rumo da vida na Terra. Porém, diferente da aldeia inicial, dos tempos antigos, que avançou, passando pelas grandes descobertas, as navegações pelos mares, chegando-se a novos mundos, entre eles, as américas, como a América do Sul, onde fica nosso Brasil. O professor Mcluham era encantado com a evolução dos meios de comunicação, principalmente a TV, mas morreu em 1980, antes da expansão da rede mundial de computadores, a Internet, que confirmou sua teoria da Aldeia Global

Ela significa que os meios de comunicação fariam tudo, no mundo, se tornar muito próximo, quebrando fronteiras de todo tipo - geográficas, culturais e sociais, por exemplo. Mas é importante frisar que isso está no Plano de Deus, fazendo mais de seis bilhões de criaturas humanas sentirem-se como numa aldeia. No porquê disso, está o alerta de Jesus, ao dizer: “Quem tiver olhos para ver, que veja! Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!”. O sentido humano e espiritual dessa realidade é que somos parte da criação de Deus. Então, precisamos viver como irmãos e saberemos que somos seus filhos, como também ensinou o Messias! Pensem nisso! 

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2024 - Todos os direitos reservados.