Afogamento de uma criança foi registrado em Livramento


Afogamento de uma criança foi registrado em Livramento

Por: Redação do Jornal da 88

Fim de semana marcado por uma tragédia envolvendo uma criança, que chocou a cidade de Livramento e região. Infelizmente uma menina de apenas 7 anos, que estava em um momento de lazer com sua avó, foi levada pela correnteza segundo informações da Polícia Militar, na tarde do último sábado (11) nas imediações do Balneário “Poço Preto” em Livramento.

A Polícia Militar, a GASA, bem como o Corpo de Bombeiros da cidade de Vitória da Conquista, estiveram no local. Segundo a PM, a guarnição realizou buscas pelo local pra tentar localizar a criança juntamente com o grupo GASA, Guardiões Ambientais da Serra das Almas, porém devido a forte correnteza e o intenso fluxo de água, foi solicitado que a comporta da barragem Luiz Vieira fosse fechada para reduzir o volume d'água e posteriormente continuar as buscas. As buscas continuaram até a noite, onde encontraram o corpo da criança preso entre um tronco e uma pedra, já por volta das 23h.

O Poço Preto é um balneário público, localizado às margens da Cachoeira Véu da Noiva em Livramento, onde foi revitalizado por voluntários e vem sendo bastante frequentado por banhistas e visitantes. O local é fundo, de águas escuras e não poderia ocorrer mergulhos no local, sem acompanhamento de pessoas experientes. O Poço Preto é um lugar que passa uma grande quantidade de água e neste final de semana, devido uma autorização da ANA Agência Nacional de Águas e com responsabilidade de abertura das comportas da Barragem Luiz Vieira pelo DNOCS, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas,  que operou em sua  vazão máxima, conforme falamos no Jornal da 88 na última quinta-feira (09) (veja aqui). Chegamos a alertar justamente sobre esse perigo dos banhistas nos balneários em Livramento e comunidades ribeirinhas, devido a grande quantidade de água (cerca de 1,1 milhão de m³) que seria liberada. Essa triste fatalidade comoveu Livramento e cidades vizinhas. Os mais sinceros sentimentos à família e amigos dessa criança, que Deus conforte o coração de todos. (Veja na íntegra e-mail encaminhado pela Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR/SRE, da ANA,  Agência Nacional de Águas.)