Falta um mês para o Enem 2017: veja cinco dicas de preparação


Falta um mês para o Enem 2017: veja cinco dicas de preparação

Por: Redação Rádio 88 com informações do G1

A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começou. Faltam 30 dias para a primeira prova que será aplicada no dia 5 de novembro.

Pela primeira vez na história, o exame será aplicado em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Agora as disciplinas serão separadas basicamente entre a área de humanas e exatas. No dia 5, os candidatos respondem a questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Confira as dicas:

1- Esqueça os conteúdos mais difíceis

Este é o momento de rever os assuntos fáceis, esquecer os difíceis e investir nos medianos.

Como o Enem usa a metodologia da Teoria de Reposta ao Item (TRI), é fundamental que o candidato acerte as questões fáceis para garantir uma boa pontuação, caso tenha um bom volume de acertos, à medida que evolui o grau de dificuldade das perguntas.

2- Foque nos temas que mais caem

Para facilitar veja abaixo os temas de cada disciplina que apareceram mais no Enem nos últimos anos:

Matemática: razão, regra de três, porcentagem e juros e probabilidade;

Linguagens: modernismo e um pouco de romantismo (em literatura), e figuras de linguagens (em português);

História: Era Vargas, Ditadura e movimentos sociais;

Geografia: cidadania, poder, urbanização, agricultura e os problemas ambientais;

Física: ondas, energia, consumo sustentável, cinemática;

Química: nomenclatura de hidrocarboneto e funções orgânicas, calculo estequiométrico;

Biologia: cadeia alimentar, ecossistema brasileiro (manguezal, caatinga, cerrado), poluição de água e solo, fisiologia humana (vacina e soro), genética e reprodução, e biotecnologia.

3- Faça simulados

Nestes 30 dias é possível fazer muitos simulados. Há opções digitais disponíveis na internet, em apostilas impressas e em algumas escolas que aplicam a prova como se fosse oficial, respeitando as mesmas regras. O mais importante dos simulados é o exercício do treino, e não, o resultado em si. O recomendável é que os candidatos façam pelo menos um simulado por semana, levando a questão a sério. O treino dá experiência aos estudantes.

4- Pelo menos duas redações por semana

È recomendável que os candidatos não se esqueçam da prova de redação, e que façam pelo menos duas redações por semana até o dia 5 de novembro. Procure sempre ficar de olho nos principais acontecimentos e as questões que atualmente têm mobilizado a sociedade, não só para saber os fatos mais recentes, mas também para desenvolver uma "visão crítica" sobre o assunto, entendo as causas e consequências deles.

Daqui até o dia do Enem, desenvolvam uma ideia clara sobre qual é a proposta da redação, mas que evitem usar "receitas de redação", para não cair em um lugar comum e acabar perdendo pontos na nota. Um dos pontos que é analisado na redação é a própria criatividade, a originalidade, a autoria.

5- Cuide do emocional

A preparação para o Enem é um processo que começa junto com o ensino médio. É estressante, na maioria das vezes, por isso, é essencial que o candidato mescle os períodos de estudos com atividades de lazer, prática de esporte e descanso.

Outra dica é que a uma semana do Enem, o aluno diminua o ritmo dos estudos e cuide do lado emocional. Ter confiança na preparação anterior também ajuda no lado emocional, incluindo para quem vai fazer a prova pela primeira vez. O Enem é um exame que cobra habilidades e competência com questões que abordam o cotidiano. Por isso, para os estreantes, é fundamental ter contato com as provas já aplicadas para entender seu modelo e a forma como os conteúdos são cobrados.