Dia de Cosme e Damião: tradição é preservada em Livramento


Dia de Cosme e Damião: tradição é preservada em Livramento

Por: rádio 88 FM com informações do Tribuna

Dia 27 de setembro é dia de a criançada circular à procura de doces. A distribuição das guloseimas faz parte do dia de Cosme e Damião. A dupla é festejada por várias religiões. Nesta quarta, os festejos ocorrem na umbanda e no candomblé. Para Dona Maria de Zenti “Independentemente da religião, é importante ter fé e as pessoas pedirem por dias melhores neste momento difícil”, todo ano a mesma mantém a tradição de festejar o dia de Cosme e Damião em sua residência no Bairro Tomba, em Livramento, este ano uma procissão com uma fanfarra desfilou pelas ruas do bairro citado. Cosme e Damião, gêmeos, são considerados protetores das crianças. Por isso, distribuem-se balas, chocolates e outros doces para elas.

História
Considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos, os irmãos gêmeos, nascidos na Ásia, no século terceiro, ficaram conhecidos por curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro. 

Considerados feiticeiros pelo imperador romano Deocleciano, os cristãos afirmavam que faziam o trabalho com base nos ensinamentos de Cristo e acabaram perseguidos e mortos. Por não negarem sua fé, Cosme e Damião tornaram-se mártires e foram canonizados.