Espetáculo de grupo de Rio de Contas é destaque em festival internacional ‘Mario Pazini de Teatro do Gueto’


Espetáculo de grupo de Rio de Contas é destaque em festival internacional ‘Mario Pazini de Teatro do Gueto’

Por: Jornal da Chapada

Natural de Rio de Contas, o Grupo ‘Vira Toco’ é formado por irmãos e parentes que fazem da arte a sua essência de trabalho e já tem diversos projetos executados, sempre levando a arte de contar histórias por meio dos bonecos. E a nona edição da mostra internacional ‘Mario Pazini de Teatro do Gueto’, trouxe como um dos destaques da programação de sua edição online o espetáculo ‘Zaizá e a História do Tear’, do grupo chapadeiro. A apresentação aconteceu na última terça-feira (27).

O festival Internacional vem sendo realizado desde 2009, e devido à pandemia o evento se adaptou ao formato online no canal do Espaço Clariô do YouTube entre os dias 17 a 29 de abril. O espetáculo trouxe em 50 minutos de duração a historia do tear, contada por ‘Sá Binidita’, uma boneca criada pelo artista André Mello e manipulada pela contadora de histórias, Rosa Griô, além de outros bonecos e musicas que também fizeram parte da ‘contação’.

‘Sá Binidita’ relatou a história de ‘Nina’, que depois de passar por acontecimentos misteriosos, sonhos e uma perda afetiva dolorosa, ela foi à busca da terra de sua avó ‘Zaizá’, cheia de coragem. Durante a sua viagem, ela descobriu alguns valores importantes, resgatando seus conhecimentos, em contato com a sabedoria dos ancestrais, onde encontra o propósito do seu futuro, através da vida em comunidade.

A mostra buscou tratar de forma lúdica e descontraída a arte como cura, levando ao conhecimento do público a ancestralidade e as tramas tecidas pelo artefato, os enredos e caminhos formam o tecido da realidade.