Confira boletim do dia 07 de janeiro


Confira boletim do dia 07 de janeiro

Por: Redação do Jornal da 88

Na tarde de hoje (07), a Secretaria de Saúde de Livramento divulgou mais um boletim. Consta o registro de 1184 casos de covid-19, 12 óbitos, 6 exames foram realizados e aguarda-se resultado, 86 pessoas são monitoradas, 997 já curadas e 171 ativos em tratamento.

Segundo informações da Paróquia Bom Jesus do Taquari, os três padres, Padre Graciomar, Padre Vidal  e Padre Jorge, contraíram o vírus.  Padre Graciomar e Padre Vidal se recuperam em casa e estão bem, porém Padre Jorge, teve complicações no tratamento e precisou ser transferido para UTI de Vitória da Conquista. Em nota de esclarecimento divulgada a Paróquia informa que o Padre ficou internado na UPA  24 horas de Livramento com pneumonia viral e acrescenta " esse quadro teve evolução, com 50% de comprometimento do pulmão. Foi transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista para ser acompanhado por uma equipe mais qualificada e com mais recursos. Ele está consciente e seu quadro atual é de estabilidade", diz a nota.

É importante ressaltar que o boletim sobre a covid-19 em Livramento de Nossa Senhora é genérico, traz poucas informações. Deveria esclarecer por exemplo, quantas pessoas estão em tratamento domiciliar? quantos estão hospitalizados em Livramento e quantos em outras cidades como por exemplo Vitoria da Conquista?

Analisando boletins de municípios da região até os dados de testes descartados em clínicas particulares são contabilizados, além de esclarecerem a situação dos pacientes que estão internados. È importante transparecer essa situação, deixar a população informada sobre a realidade de Livramento, até pra mostrar a realidade da pandemia, mostrar que o vírus não é brincadeira, pra que assim as pessoas possam continuar mantendo distanciamento social, manter a higienização e lembrar sempre que ao sair de casa é preciso usar máscara.

Esse vírus é tão sério, que infelizmente temos exemplo de 13 famílias no município que perderam seus entes queridos em decorrência desse vírus. Na manhã desta quinta-feira (07) em decorrência da covid-19 faleceu em um hospital de Vitoria da Conquista o livramentense Mário Monteiro dos Santos conhecido como Marão, ele tinha 86 anos. Segundo informações da família do senhor Marão, ele estava internado havia quatro meses e por sequelas do cobuild-19 não resistiu. A família disse ainda que foi muito tempo acamado e hoje o padrão respiratório piorou muito. Marão é um dos mais antigos comerciantes de Livramento, com mais de meio século sua loja está ativa nas proximidades da Praça João Marques de Oliveira.