Número de casos de covid-19 continua crescendo e as aglomerações não param em Livramento de Nossa Senhora


Número de casos de covid-19 continua crescendo e as aglomerações não param em Livramento de Nossa Senhora

Por: Redação do Jornal da 88

Os casos de covid-19 em Livramento de Nossa Senhora aumentaram consideravelmente. A cada boletim novos casos, registrando na última terça-feira (15), 113 infectados. 

Mesmo com uma onda crescente, nota-se que uma grande maioria das pessoas não estão mais preocupadas  com o vírus. Prova disso são as aglomerações pelos quatro canto da cidade. O Jornal da 88, vem recebendo diversas reivindicações de moradores questionando falta de atitudes do poder público. 

Todo final de semana, nota-se inúmeras aglomerações, agora com a política só tem a piorar, principalmente como foi visto nos últimos dias.  

Buscando entender porque isso ocorre com frequência em Livramento, a equipe do Jornal da 88, entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que nos informou “ Fiz contato com a PM e encaminhei todas as recomendações para todos os partidos políticos.” disse o Secretário Gerardo Junior que ainda acrescentou, “Difícil controlar a vontade de uma população”. Em contato com a Major Cleise Delfino, comandante da 46ª CIPM,  informou em nota que “Não há nenhuma disposição advinda do TRE/BA e nem do TSE e nem nenhuma recomendação do Ministério Público direcionada à 46 CIPM sobre ações de restrição de movimento de pessoas, no que diz respeito a aglomerações e encontros durante as convenções partidárias e até mesmo no período de Campanha Eleitoral. Quanto à observação dessas aglomerações durante esse período pandêmico de Coronavírus, a Polícia Militar se põe à disposição em ações policiais e de apoio advindas das ordens sanitárias seja de ordem municipal, estadual ou até mesmo de uma recomendação do MP. Continuamos atuando em apoio às equipes de Vigilância Epidemiológica e Sanitárias dos 09 municípios de responsabilidade da 46ª CIPM, no combate à COVID-19. Essa afirmação pode ser comprovada pela equipe de redação dessa emissora de rádio, através do contato com as autoridades sanitárias dos municípios.” relatou por meio de nota, a Major.

O Ministério Público, nos enviou Portaria de número 01 de 2020 da última quinta-feira dia 10 de setembro, com diversas orientações e recomendações (clique aqui para conferir a portaria), principalmente no que compete a aglomerações nos municípios de Livramento, Rio de Contas, Jussiape e Dom Basílio, em partes diz “ os atos de propaganda eleitoral de natureza externa ou intrapartidária que gerem aglomeração de pessoas (como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, reuniões, confraternizações), bem como os atos do período conhecido como pré campanha, referido no art. 36-A da Lei das Eleições e a realização das convenções partidárias presenciais são permitidos desde que atendam às normas vigentes em razão da pandemia decorrente da Covid-19, dentre as quais, a título de exemplo, o atual limite de 100 pessoas (art. 1º, I, do Decreto Estadual nº 19.964/2020 que altera o art. 9º, I, do Decreto Estadual nº 19.586/2020) concentradas no mesmo ambiente, observando a necessidade de verificação do distanciamento social, além do uso obrigatório de máscaras pelos participantes e a necessária advertência neste sentido.” (clique aqui para conferir todas as recomendações)

O que se viu em Livramento de Nossa Senhora nas últimas  48 horas, é algo totalmente contrário às recomendações do Ministério Público e muito desrespeito com aqueles que por meses estão em isolamento social.