Análise feita pela vigilância sanitária revela que água da Embasa precisa de ações corretivas urgentes


Análise feita pela vigilância sanitária revela que água da Embasa precisa de ações corretivas urgentes

Por: L12 Sudoeste

O laudo mais recente do mês de fevereiro de 2017 da Vigilância Sanitária de Livramento de Livramento de Nossa Senhora, do qual o site L12 Sudoeste teve acesso nesta quinta-feira (16), apontou a existência de coliformes totais na água da Embasa que cai nas torneiras da população livramentense, embora o mesmo laudo não tenha apontado a presença da bactéria Escherichia coli, o que automaticamente tornaria a água imprópria para o consumo humano. O resultado força uma notificação por parte da Vigilância Sanitária à Embasa, para que o problema seja corrigido o mais breve possível.

O Inciso I do Artigo 27 do capítulo V da Portaria Nº 2.914 do Ministério da Saúde, norma que estabelece os padrões de potabilidade de água para consumo humano, é bem claro: “no controle da qualidade da água, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, ações corretivas devem ser adotadas e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios”.

É exatamente o que a Vigilância Sanitária do município vai fazer nesta quinta-feira, conforme informações da Coordenadora, Marcelle de Lourdes Pereira Oliveira, o órgão irá encaminhar de imediato o ofício a Embasa para que as devidas providências sejam tomadas. “Nós da Vigilância Sanitária somos responsáveis pela coleta da água em Livramento, todos os meses, para ser encaminhada a um laboratório que presta serviço ao Estado onde essa água é submetida à análise. São coletas realizadas em mais de 14 pontos da cidade, incluindo a zona rural. Chegou recentemente o resultado da análise dos meses de janeiro e fevereiro de 2017, onde na maioria dos pontos coletados apresentou alteração na cor, e também presença de bactérias/coliformes totais. Como chegou recentemente esse resultando, já estamos adotando medidas para que chegue ao conhecimento da Embasa, para que as medidas corretivas sejam feitas por ela”, informou a Coordenadora.

De acordo com especialistas, normalmente bactéria na água destinada ao consumo humano leva a crer que a água teve contato com matéria orgânica em decomposição. Os coliformes totais são um dos inúmeros grupos de bactérias que podem estar presentes na água quando a mesma teve esse contato. Portanto, a presença dos mesmos é indicativo de que pode haver outros grupos que não foram analisados e, portanto, a água deve passar por procedimento de desinfecção com cloro.

A Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, adverte, ainda, “não são tolerados resultados positivos que ocorram em recoleta. Quando o padrão microbiológico for violado, os responsáveis pelos sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano devem informar à autoridade de saúde pública as medidas corretivas tomadas”.

O laudo encontrou também alterações de cor da água, que está dentre os quesitos mais reclamados pelos consumidores. Para se ter uma ideia, o valor encontrado na última análise foi de 30 uH, sendo que o padrão de aceitação é 15 uH, ou seja 50% acima do padrão aceitável pelo Ministério da Saúde.

No início deste mês, durante Audiência Pública sobre o tema na Câmara de Vereadores de Livramento, representantes da Embasa afirmaram para as autoridades e população presentes que não havia alteração na qualidade da água fornecida pela Estatal no município, que estaria tudo dentro do padrão regulamentado. Com a palavra, a Embasa.