Livramento: Fogo em terreno baldio causou grande transtorno no Bairro Polivalente


Livramento: Fogo em terreno baldio causou grande transtorno no Bairro Polivalente

Por: Redação Rádio 88 Fm

A prática de atear fogo em lixo ou mato seco em terrenos baldios na zona urbana vem se tornando corriqueira em Livramento de Nossa Senhora. Muitos moradores querem se livrar do excesso de folhas secas e também do lixo e acabam usando fogo para isso, em um ato de total irresponsabilidade.

A nossa redação flagrou na tarde da última segunda-feira (15), um incêndio no Bairro Polivalente nas imediações da Travessa Manoel Alves de Castro. Moradores próximos ao terreno que sofrem com bronquite asmática e também idosos acamados sentiram dificuldades para respirar por conta da fumaça.

A solução veio por uma providência divina, pois no momento do incêndio uma pequena neblina conseguiu aplacar a fúria das chamas que por pouco não atingiu casas na vizinhança.

Outros incêndios já foram registrados na zona urbana do Município, porém, nada foi feito por parte do poder público no sentido de conscientizar as pessoas que tais atos praticam.

Convêm salientar que de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, (Lei nº 9.605 de 1998), "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". A pena prevista é de seis meses a um ano de prisão e multa.

Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime.